Manual de sobrevivência para lidar com a sogra

Manual de sobrevivência para lidar com a sogra

Desde sempre, estamos habituados a recear uma das pessoas que vai condicionar a nossa vida a partir do momento em que nos vamos casamos ou namoramos… Homens e mulheres temem-na e, desde que a conhecem, o foco é só um: não sugerir formas de ela conseguir dar cabo das suas vidas. Estamos a falar de quem? Da sogra (aquela palavra que, para alguns, até custa pronunciar)! Aqui ficam algumas dicas para lidar com a sogra sem grande stress.

Lidar com a sogra: O respeito

Sermos bem-educados é sempre um ponto a nosso favor em qualquer situação do dia-a-dia, tanto a nível profissional como pessoal. No entanto, quando estamos a falar da sogra, o cuidado deve ser redobrado e a atenção ao vocabulário torna-se indispensável. Brincadeiras (de bom-gosto!) só mesmo a partir de um determinado nível de confiança… Se conseguir atingi-lo, é claro!

A comida

As sogras têm um objetivo em comum com todas as senhoras que são mães: encher a barriga de todos os familiares e amigos destes. Não ouse reclamar de que o prato está muito cheio e deixar comida no mesmo, após o final da refeição, está totalmente fora de questão! Aceitar uma segunda dose é sempre agradável e acaba por ser interpretado como um elogio.

A sogra

 

O carinho com o companheiro

Qualquer sogra gosta de ver que um filho é bem tratado pela cara-metade. Sinais de respeito e de amor são essenciais, mas há que ter cuidado para não abusar! Afinal, demasiados “beijinhos” e conversas que não são apropriadas para serem ouvidas pelo resto da família poderão ser dispensáveis (nem pense em fazer piadas sobre o que se passou, debaixo dos lençóis, na noite anterior!).

A nossa mãe

Se calhar, este é um dos pontos cruciais na vida de alguém que tem de lidar com a sogra mais complicada… Devemos mostrar que mãe há só uma e que a valorizamos (afinal, se não formos capazes de amar a nossa própria mãe, imagine-se o que acontece com o companheiro ou com a tão temível sogra). No entanto, há que ter em atenção que as mães do casal devem estar em pé de igualdade no que respeita ao grau de relação com o mesmo. A partir do momento em que a sogra percebe que a comadre está mais por dentro da vossa vida, fica o caldo entornado! Aproveite e tenha também forma de se certificar de que o ambiente entre as duas não “azeda”…

O sogro

Cá está aquele que se pode tornar num verdadeiro trunfo para lidar com a sogra! O sogro consegue ser um bom aliado para as noras e genros que temem as sogras. É ele que, por vezes, consegue acalmar a fera e fazê-la ver a situação por outro prisma. Tudo isto se ele não for igual ou pior do que ela, é claro…

 


Related Posts

“Nuno Diogo: O Homem e o Seu Sonho”: este é um guia para o sucesso que recomendo!

“Nuno Diogo: O Homem e o Seu Sonho”: este é um guia para o sucesso que recomendo!

Mais do que um guia para o sucesso, neste livro, o autor, Nuno Diogo, confidencia todo o fenómeno da Fábrica de Óculos do Cacém! A pandemia provocada pela Covid-19, com origem no vírus SARSCOV2, começou por atacar a nossa saúde, depois, a nossa economia e, […]

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]