10 alimentos que protegem os ossos

10 alimentos que protegem os ossos

Apresento-lhe 10 alimentos que protegem os ossos, porque, afinal, hoje comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose! Este é um problema que afeta cerca de 800 mil portugueses, sendo este número composto, em grande parte, por mulheres que passaram pela menopausa.

Como a osteoporose afeta quase todas as famílias, torna-se importante termos em atenção quais são os alimentos que protegem os ossos, para que os possamos incluir, frequentemente, na nossa dieta familiar.

Soja

A soja torna os ossos mais fortes e tem uma substância chamada isoflavona, que ajuda os ossos a absorver minerais. É muito recomendada para mulheres que entraram na menopausa.

Espinafre

É rico em ferro, fósforo e cálcio, bem como vitaminas A e B, sendo, assim, ótimo na prevenção da osteoporose.

Tomate

Este fruto tem minerais como magnésio, ferro, fósforo, manganês e potássio, que ajudam na formação dos ossos. É dos alimentos mais fáceis de inserir na alimentação.

Cogumelos

São ricos em vitamina D e são ótimos para o sistema imunitário. Tal como o tomate, fica bem em imensos pratos, especialmente se nos estivermos a referir a massas e saladas.

Ovo

A gema do ovo é extremamente rica em proteína, vitamina D e cálcio, sendo, por isso, um forte aliado dos nossos ossos.

Leite

Para aqueles que não são intolerantes à lactose, é um dos alimentos que ajudam a proteger os nossos ossos, pois tem muito cálcio, o elemento mais importante para a formação dos mesmos.

Sardinha

É um peixe que tem altas doses de cálcio e vitamina D, o que faz com que os nossos ossos fiquem mais fortes.

Salmão

Esta delícia é rica em gorduras boas, contendo vitamina D, cálcio e ómega 3. É, também, muito recomendado para as senhoras que entram na menopausa e perdem massa óssea.

Nozes e castanhas

Têm bastante ómega 3 de origem vegetal e cálcio, o que faz com que estes alimentos tenham grandes efeitos protetores nos nossos ossos.

Linhaça

É um alimento que está cada vez mais na moda, por estar associado a alimentação saudável e ajuda os rins a excluírem água e sódio, evitando a perda de cálcio dos ossos. É rica em ómega 3, aumentando a densidade dos ossos.