Tailândia: exotismo à mesa

Tailândia: exotismo à mesa

Picantes, doces, ácidos, agridoces. Na Tailândia os sabores são contrastantes e representam um mistério para o paladar dos portugueses e ocidentais em geral.

 

Famosa pelas suas praias de areia fina e branca e águas cristalinas, a Tailândia é um dos 20 países mais populosos do mundo e o destino preferido de todo o sudeste asiático para gozar férias. Este é um país com uma oferta cultural e histórica muito vasta, mas também um verdadeiro paraíso para os amantes de praias, que encontram neste país algumas das melhores estâncias balneares do mundo, como são o caso de Phuket ou as praias das célebres ilhas Phi Phi, onde a água do mar oscila entre os 27º e os 29º o ano inteiro e a temperatura do ar varia, no verão, entre uns mínimos 24º e 34º de temperatura máxima média.

Apesar de a tentação ser muita, nem só de praias vive o turismo da Tailândia. Para além de conter um vasto e imponente património, este é um país também bastante rico em cultura e tradições, tão diferentes das nossas, o que muito atrai os habitantes do ocidente.

Tal como os valores culturais na generalidade, também os hábitos alimentares são sobejamente diferentes dos praticados no ocidente. E por isso tão atraentes aos nossos sentidos. A culinária tailandesa resulta de uma influência muito bem conseguida dos países vizinhos, o Camboja, o Vietname, Laos e a Birmânia, bem como de inspiração em paragens mais longínquas como são o caso da Índia ou da China.

Com uma variedade muita extensa de produtos e especiarias, com mil e uma cores e sabores, o país tem como seu alimento base e mais importante, o arroz. Especialmente o arroz de jasmim, também conhecido como arroz thai, com os seus grãos mais longos e aroma perfumado. Na Tailândia come-se arroz a todas as refeições e de todas as formas: frito, em sopas, cozido.

Os pratos são normalmente bastante condimentados, ou não fossem as especiarias um dos maiores e mais apreciados tesouros da cozinha local. Além disso os tailandeses raramente recorrem ao sal, temperando os pratos com um molho de peixe (conhecido como nam plá), o que lhes confere um sabor muito característico, para além de ser muito mais saudável.

tailândia

Bancas de comida já preparada inundam as ruas da Tailândia, oferecendo uma vasta variedade de pratos tradicionais aos turistas. Mesmo os habitantes locais têm por hábito comer muitas vezes na rua ou comprar comida nos mercados para levar para casa, tendo em conta que a alimentação preparada é bastante acessível.

A primeira refeição do dia, o pequeno almoço, é uma das mais importantes, por isso costuma ser muito abundante. Mas sem comparação possível com os nossos pequenos almoços mais ricos e demorados, normalmente compostos por sumos, frutas, compotas, pães, queijos e fiambres. Na Tailândia um bom pequeno almoço começa logo com arroz, acompanhado de carnes ou camarão, ovo estrelado e um pouco de peixe também. Não é por isso de admirar que a refeição seguinte, o almoço, seja um pouco mais leve. Ainda assim, apesar de mais ligeira, esta refeição passa sempre por um prato de arroz frito ou noodles com acompanhamentos, normalmente legumes ou vegetais.

Ao contrário do que é hábito praticar-se na cozinha mediterrânica, aquela que inspira os hábitos dos portugueses, na Tailândia a refeição mais importante é o jantar. É a mais completa do dia e, regra geral, inclui sopa, prato principal, normalmente arroz frito, acompanhado por carne ou peixe, saladas, molhos vários e sobremesa. Os molhos e patés neste país são muito apreciados, existindo uma enorme variedade deles. A maioria tem como base a malagueta, o alho, a galangal (que mais não é que o gengibre tailandês), o caril e, muitas vezes, o coco.

Tailândia

Iguarias de fazer crescer àgua na boca

Alguns dos pratos tailandeses são já bastante conhecidos no ocidente, reunindo uma grande legião de admiradores. O mais famoso de todos, entre nós, é o Pad Thai. Pode ser encontrado em qualquer local, incluindo as famosas bancas de rua, e é composto por noodles ou massa talharim de arroz frito com ovo, camarão e amendoim e temperado com o famoso e tão apreciado molho de peixe (nam plá). Igualmente apreciado, sendo um dos pratos mais solicitados no país, é o Nam Katee, um peixe, normalmente linguado ou cherne, cozido em leite de coco e especiarias.

O exótico e delicioso Khao Pad Puu é feito com arroz frito, ovo e carne de caranguejo. Existem também as variedades com carne de porco e frango, o Khao Pad Moo e o Khao Pad Gai, respetivamente. Os apreciadores de carne podem ainda maravilhar-se com um Gai Phad Med Mamuang, frango frito com caju e molho de ostras.

A maioria das sobremesas tailandesas são feitas à base de fruta, não faltando, contudo, o tão apreciado arroz, numa fórmula que se assemelha em tudo ao nosso arroz doce.

Os tailandeses têm um cuidado muito especial com a apresentação dos seus pratos, fazendo jus ao famoso e dos mais internacionais ditados populares, “os olhos também comem”. Para além de uma fantástica combinação de cores, é também frequente vermos os pratos adornados com apontamentos florais ou de frutas.

O chá é das bebidas mais apreciadas e consumidas no país, normalmente chás refrescantes para combater o calor. Às refeições os tailandeses também apreciam muito beber cerveja.

Tailândia

Roteiro

 

Onde ficar
BelAire Bangkok
16 Sukhumvit Road Soi 5,
Klongteay Nua, Wattana,
Banguecoque

 

Onde comer

  • Bancas de rua e mercados
  • The Verandah
    48 Oriental Avenue | Mandarin
    Oriental, Banguecoque

 

O que visitar
  • Wat Pho (o Buda Reclinado)
  • Wat Indra Viharn (o Grande Buda)
  • Wat Arun (o Templo do Amanhecer)
  • O Grande Palácio de Banguecoque
  • Mercado de Chatuchak
  • Mercado flutuante (em Damnoen Saduak, a cerca de 100 Km de Banguecoque)
  • Mosteiro de Dafne

 

Aproveite para conhecer uma das mais famosas receitas tailandesas: Tom Yum Goong.

 

 


Related Posts

Receita tailandesa: caril verde

Receita tailandesa: caril verde

Confesso que sou um grande fã de receitas tailandesas e o caril verde deixa-me absolutamente deliciado. A receita não é difícil e se tem curiosidade pode já apontar a lista de ingredientes.   Caril verde   Ingredientes 500 gr de peito de frango cortado às […]

Receita tailandesa: Tom Yum Goong

Receita tailandesa: Tom Yum Goong

Com a receita de Tom Yum Goong vamos até à Tailândia descobrir uma sopa de peixe ácida e picante. Embarque nesta viagem gastronómica e surpreenda todos com esta delícia.   Tom Yum Goong   Ingredientes 1 cebola roxa pequena, às rodelas 1 raminho de coentros 1 […]