Os três melhores óleos para cozinhar

Os três melhores óleos para cozinhar

Consumir os óleos vegetais pode ser uma forma de fornecer energia ao nosso corpo, regular o metabolismo e até o funcionamento do intestino. Atualmente com tanta variedade de produtos que encontramos no supermercado e tanta informação que nos chega diariamente, nem sempre é fácil escolher os óleos para cozinhar, os produtos mais adequados.

O nosso corpo precisa diariamente de gordura. O certo é que nem todas as gorduras são boas. Existem gorduras que podem fazer mal à saúde e que aumentam o risco de desenvolvimento de certas doenças. Existem outras gorduras que até podem proteger-nos de doenças.

Os três melhores óleos para cozinhar:

Óleo de côco

É o óleo que toda a gente fala e usa. A sua composição é essencialmente à base de gorduras saturadas (as boas). A sua gordura quando entra no nosso organismo é imediatamente transformada em energia e não em gordura. A grande vantagem deste óleo é que quando cozinhamos com ele, não produz substâncias tóxicas, mesmo quente. Além da sua utilização na cozinha também pode ser usado para hidratação da pele, do cabelo e existe quem bocheche com este óleo para branquear os dentes.

Manteiga

Tudo o que é comido em demasia, faz mal. É este o caso da manteiga, pois consumida de forma moderada pode trazer benefícios. Trata-se de uma gordura saturada das boas, e até  é indicada para cozinhar. Atenção apenas às quantidades utilizadas.

 

Azeite

Quando o azeite é utilizado de forma correta contribui para a diminuição do mau colesterol (LDL) e promove o aumento do bom colesterol (HDL). Tenha só atenção que até aos 180 graus, o azeite não perde as suas propriedades, quando aquece mais que essa temperatura, começa a perder propriedades e até pode produzir substâncias tóxicas.

 

Gostou da dica dos melhores óleos para cozinhar? Espreite como a combinação do chá verde com o sumo de limão pode ajudar a emagrecer aqui.


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]