Muito de tudo e um pouco de nada. Do que estou a falar?

Muito de tudo e um pouco de nada. Do que estou a falar?

Já adivinhou? O ditado diz “comer muito de tudo e um pouco de nada”. A verdade é que quantidade não é sinónimo de qualidade, nem vice-versa. Na alimentação são os dois importantes e devem ser equilibrados. Não pense que para ter uma boa alimentação deve fazer grandes sacrifícios. Sempre ouvi dizer que a alimentação deve ser o mais variada possível. O segredo está sempre em saber equilibrar a qualidade com a quantidade. Deram-me alguns conselhos sobre este tema e eu vou partilhar consigo.

Qualidade vs Quantidade

Para ter uma alimentação de qualidade:

Tem de ser variada porque não existe um alimento que consiga fornecer todos os nutrientes necessários ao corpo humano. Para ficar cheio de saúde deve consumir alimentos dos diferentes grupos de nutrientes: proteinas, hidratos de carbono, gorduras, vegetais.

O consumo dessa variedade de alimentos deve também ser equilibrado e deve ter em conta os nutrientes que o seu corpo precisa, mais ou menos.

Deve ser completa, de forma a fornecer tudo o que o seu corpo necessita para o ter um bom funcionamento.

Para equilibrar com a quantidade:

Atenção à quantidade do que se come! A qualidade não é nada se não tiver em conta a quantidade.

Todos os alimentos devem ser comidos na quantidade certa. Lá vem a regra que já deve ter ouvido mais vezes, para se perder peso é necessário consumir menos calorias do que as que se gasta diariamente. Se o objetivo é ganhar peso, só tem de fazer o contrário.

Não há alimentos milagrosos. Prefira a quantidade certa de um conjunto variado de alimentos do que andar durante um mês a comer aquela fruta ou sopa, só porque lhe disseram que fazia emagrecer.

Tenha em conta estes conselhos e vai ver que se vai sentir mais saudável e sem grandes sacrifícios. Não se esqueça, “Comer muito de tudo e um pouco de nada”!

 

Veja também tudo o que deve fazer para entrar em forma até ao verão aqui.

 


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]