Que tal uns bolinhos de mandioca com carne picada?

Que tal uns bolinhos de mandioca com carne picada?

Estes bolinhos de mandioca podem muito bem substituir as almôndegas

Nunca se cansa de fazer sempre as mesmas comidas em casa? Eu canso-me! De vez em quando dá-me a travadinha e passo horas na internet e a ver livros há procura de receitas diferentes. Por mais que goste da nossa cozinha, adoro misturar coisas e testar sabores diferentes. No outro dia, numa dessas buscas, encontrei uma receita de bolinhos de mandioca.
Era uma receita de sobremesa, mas pus-me a pensar com os meus botões que podia usar a massa e fazer uma espécie de croquetes, ou de rissóis.

No meio de algumas experiências, sugeriram-me que recheasse os bolinhos de mandioca com carne picada. Assim, tanto podia substituir as almôndegas, como podia ser substituto de croquetes, dependendo da situação!

Receita de bolinhos de mandioca com carne picada
Ingredientes:

Para a massa:

– 1 kg de mandioca
– 2 gemas
– 1 colher (de sopa) de margarina
– Salsa picada q.b.
– Sal e pimenta q.b.

Para o recheio:

– 200 gr de carne picada
– 1 cebola grande picadinha
– 2 dentes de alho
– 200 gr de mozarela ralada
– Salsa q.b.
– Sal e pimenta q.b.
– Ovos e pão ralado q.b.
– Óleo q.b.

Preparação:

Cozinhe a mandioca até quase desmanchar, escorra, retire as fibras grossas e amasse com a ajuda de um garfo. Coloque a massa numa tigela e reserve até arrefecer.
Acrescente as 2 gemas, a margarina, a salsa e os temperos. Amasse bem e reserve.
Para o recheio faça um refogado com a carne picada e deixe que fique bem seco. Depois de frio, acrescente a mozarela ralada.
Molhe as mãos na água e forme os bolinhos, coloque o recheio e feche. Passe cada bolinho pelo ovo e pelo pão ralado e frite em óleo quente.

Estes bolinhos de mandioca com carne picada dão para diversas ocasiões. Podem servir de aperitivo ou de refeição completa. E um ponto positivo é que se podem congelar antes de fritar!

Quer comê-los numa refeição completa, acompanhe com um arroz dos que lhe mostro aqui!


Related Posts

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Bem apetitosa! Assim é esta receita de gaspacho! Se há coisa com a qual eu concordo é que as receitas se devem adaptar às estações. Por exemplo, durante o inverno, as sopas quentes são uma das minhas entradas favoritas para preparar e partilhar com aqueles […]