O que é mais saudável: massa ou arroz?

O que é mais saudável: massa ou arroz?

Sabe o que engorda menos? Massa ou arroz?

Seja massa ou arroz, ambos são hidratos de carbono importantes para a nossa alimentação. Como têm características nutricionais muito semelhantes, ás vezes é difícil perceber qual é o mais saudável e engorda menos.

Se tivermos em conta o valor energético, o arroz é a melhor opção porque tem menos calorias e gordura que a massa. Mas, se formos analisar o valor proteico, a massa é mais vantajosa pois tem maior valor proteico e menor teor de hidratos de carbono.

Consumir 100 gramas de massa cozida implica o consumo de 131 calorias, 1 grama de gordura, 25 gramas de hidratos de carbono e cerca de 5 gramas de proteína. Já 100 gramas de arroz têm 129 kcal, 0 gramas de gordura, 28 gramas de hidratos de carbono e cerca de 3 gramas de proteína.

Apesar de serem dois tipos de alimento muito semelhantes, existem vários tipos de cada alimento á venda, com diferentes valores nutricionais. Assim, é sempre aconselhável ver as tabelas nutricionais de cada produto e optar pelas opções integrais.
Estas opções, além de terem menos calorias, têm mais teor de fibra, o que ajuda manter-nos saciados durante mais tempo, a controlar a fome e absorver mais nutrientes.

Outra dica é reduzir as porções de massa ou arroz e complementar as suas refeições com legumes ou substituir, em algumas refeições, os seus hidratos por konjac, uma planta rica em fibra que o vai manter saciado por mais tempo.

E não se esqueça que segundo a roda dos alimentos, metade do seu prato deve conter hortaliças e legumes, um quarto deve ter batata, ou arroz ou massa, e o outro quarto deve ter proteína com carne ou peixe ou ovo.

E, se puder, evite sempre a batata pois, uma batata de 80 gramas equivale a três colheres de sopa rasas de arroz ou massa.


Related Posts

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Sabia que estes ingredientes aumentam a sensação de fome? Por vezes, no final de uma refeição, é dominado por uma sensação estranha e acha que, na verdade, até fica com mais fome do que tinha no começo? De facto, existem ingredientes que não só o […]

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Estes 4 alimentos devem ficar bem longe do micro-ondas… Saiba porquê! Pela falta de tempo ou, simplesmente, por preguiça, quantas vezes não aquece o seu almoço ou jantar, no micro-ondas? É da maneira que também evita o desperdício alimentar, certo? No entanto, sabia que existem […]