Alimentos termogénicos: ajudam a queimar gordura mais depressa

Alimentos termogénicos: ajudam a queimar gordura mais depressa

Junte alguns alimentos termogénicos na sua alimentação diária

Os alimentos termogénicos são alimentos que ajudam a emagrecer porque aceleram o metabolismo e ajudam a gastar energia e calorias mais depressa.
De acordo com os nutricionistas, quanto mais difícil for a digestão de um alimento, maior será o seu poder termogénico. Resumindo, as substâncias termogénicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura, o que toda a gente procura quando quer emagrecer.

Para que estes alimentos mostrem resultados, é necessário aliá-los a uma dieta equilibrada e exercício físicos. Além disso, quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular. Também não é recomendável que crianças e grávidas, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias comam alimentos termogénicos de forma regular, pois podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insónia, nervosismo e taquicardia.

Saiba quais são os principais alimentos termogénicos e aprenda a utilizá-los – mas sem esquecer de passar antes por uma avaliação nutricional.

Pimenta vermelha:

É rica em capsaicina, que favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo e aumenta até 20% a atividade metabólica.
O indicado são três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

Chá verde:

Esse chá ajuda a queimar a gordura corporal, usando-a como fonte de energia. Para que o efeito aconteça, aconselha-se a ingestão de cinco chávenas de chá por dia durante três meses.

Canela:

Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui um alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda melhora a refeição.

Gengibre:

Esta raiz pode aumentar a perda de calorias em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas e a quantidade indicada é de duas fatias pequenas por dia.

Chá de hibisco:

Este chá aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta a velocidade do metabolismo. Para que o efeito seja positivo, deve beber-se um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.

Ómega 3:

O ómega 3 é encontrado em peixes, como o salmão e o atum, e em oleaginosas. É capaz de aumentar o metabolismo basal, melhorar a retenção de líquidos e facilitar a comunicação entre as células do organismo.

Água gelada:

Ao ingerir água gelada, o organismo gasta energia para elevar a temperatura. No entanto, o efeito é muito leve.
Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal.

Apesar de não serem termogénicos, deixo aqui alguns chás que também são eficazes na perda de peso!


Related Posts

3 mitos sobre a alimentação que têm de deixar de existir!

3 mitos sobre a alimentação que têm de deixar de existir!

Não acredite em tudo o que se diz sobre a alimentação… Eis alguns mitos! Sendo a alimentação um dos temas que mais nos interessam, é normal que esteja cercado de verdades, como, também, de muitos mitos. Algumas dessas mentiras podem aumentar o número de quilos, […]

Chás que fazem mesmo perder peso, após os exageros do Natal!

Chás que fazem mesmo perder peso, após os exageros do Natal!

O Natal é uma época de excessos… Então, toca a beber estes chás para recuperar o equilíbrio! Há mil e uma receitas de bebidas para emagrecer. Fui à procura de algumas e descobri estes chás que fazem mesmo perder peso. Receitas poderosas para fazermos em […]