Pessoas com tiques correm maior risco de suicídio

Pessoas com tiques correm maior risco de suicídio

Tem tiques? Tenha cuidado…

Você sabia que as pessoas com tiques têm uma maior probabilidade de cometer suicídio, em relação às pessoas que não sofrem de tiques nervosos?
Até me assustei quando me disseram! Viram-me a coçar o braço várias vezes e, em vez de pensarem que podia ser uma pequena piscada de inseto, assumiram logo que era um tique nervoso e, para me ajudar, ou me alarmar, falaram-me desta probabilidade.

Os tiques são movimentos involuntários rápidos e recorrentes. Por norma aparecem entre os 4 e os 6 anos de idade, mas, em alguns casos, podem desenvolver-se mais tarde. Na maioria dos casos que aparecem em criança, há uma tendência para desaparecerem, naturalmente, antes de se entrar na idade adulta. Ainda assim, há casos em que o problema persiste e é aí que está o perigo.

Um estudo na Suécia diz que os tiques não podem ser encarados como algo engraçado, caricato ou superficial porque os adultos que sofrem desta condição têm quatro vezes mais probabilidade de tirar a própria vida.
Este estudo alerta ainda para a gravidade dos tiques nervosos que são encarados como uma mania sem importância. Segundo os investigadores deste estudo existem estratégias que ajudam a evitar as consequências fatais deste problema e existem, também, formas de identificar e monitorizar os pacientes que possam ter tendências suicidas por causa disso.

Se tiver alguns tiques na idade adulta, informe-se junto do seu médico. Pode não ser nada de mal, mas mais vale prevenir que remediar, não acha?

Além disso, pode ser que nem precise de tomar qualquer medicação e que a situação se resolva com umas sessões de medicinas alternativas. Mostro-lhe tudo aqui, mas consulte sempre um médico em primeiro lugar!


Related Posts

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Sabia que estes ingredientes aumentam a sensação de fome? Por vezes, no final de uma refeição, é dominado por uma sensação estranha e acha que, na verdade, até fica com mais fome do que tinha no começo? De facto, existem ingredientes que não só o […]

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Estes 4 alimentos devem ficar bem longe do micro-ondas… Saiba porquê! Pela falta de tempo ou, simplesmente, por preguiça, quantas vezes não aquece o seu almoço ou jantar, no micro-ondas? É da maneira que também evita o desperdício alimentar, certo? No entanto, sabia que existem […]