SOFISTICAÇÃO LOW COST

SOFISTICAÇÃO LOW COST

 

Com alguma inteligência pode preparar uma ceia de Natal surpreendentemente barata sem que os convidados deem por isso. E, à semelhança dos anos anteriores, a sua mesa será igualmente ou ainda mais elogiada.

A realidade económica e financeira do país conduzem-nos inevitavelmente à palavra crise. Para muitos, o aproximar do Natal e do Fim de Ano é um fator gerador de ansiedade, uma vez que implica custos que nem todos estão disponíveis para despender. Mas não tem que ser assim. O importante é que todos nos foquemos no que é realmente essencial nesta quadra mágica: o amor, a reunião familiar, a celebração de Cristo. Todo o resto é acessório. No entanto, não quer dizer que essa parte seja desprezada.

A Consoada é, por excelência, o momento do ano em que toda a família se reúne. Avós, primos, tios e tias, deslocam-se de todos os pontos do país ou até do mundo, para estarem junto dos seus entes queridos naquela que, muitas vezes, é a única grande reunião familiar.

E é precisamente devido ao fato de, nesta ocasião, haver normalmente tanta gente envolvida, que se torna muito mais simples economizar. Como? “Dividindo o mal pelas aldeias”, como diz o ditado português.

Escolhida a casa onde a família vai confraternizar, as tarefas e despesas podem, e devem, ser divididas por todos. Afinal não custa mesmo nada se cada um participar com uma parte, levando um prato, uma sobremesa, um doce típico, uma bebida.

Se cada um dos familiares levar algo, é certo que a mesa de Natal será farta e variada, evitando desta forma a sobrecarga, tanto de trabalho como de despesas, sobre os anfitriões. É importante combinar-se a ementa com alguma antecedência, para se perceber em que é que cada um pode participar.

Outra alternativa, muito usual antigamente e que ainda não caiu em desuso pelo menos fora dos grandes centros urbanos, é a família juntar-se na cozinha a preparar a Ceia. A confusão será grande, é certo, mas a diversão e comunhão serão imensamente compensadoras.

Confecionar os alimentos em casa, em vez de comprá-los já feitos, é também a forma mais inteligente de poupar.

Estas sugestões são naturalmente também aplicáveis à Passagem de Ano noite em que, por norma, as refeições fora de casa têm um preço bastante elevado. Nesta noite tão especial em que todas as esperanças se renovam, junte os seus familiares e amigos e proporcione a todos uma noite inesquecível onde, uma vez mais, cada um deverá colaborar.

Para os mais entusiastas que não dispensam as festas que nesta noite se multiplicam pelas cidades, vilas e aldeias, é sempre uma boa opção escolher por um belo manjar em casa, saindo depois para celebrar a meia noite ao som de música e diversão.

Se for do género mais caseiro há sempre uma imensidão de coisas bem divertidas que se podem fazer, desde os jogos de tabuleiro a mini festivais da canções. Ótimos programas para umas boas gargalhadas junto de quem mais ama.

Quer numa ou noutra opção, vista-se a rigor de forma a sentir-se ainda mais especial.

 

 

 


Related Posts

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

É a receita que faltava na sua Consoada: fique com este tronco de Natal! Os fãs de doces podem ficar descansados: na noite da Consoada, o que não faltam são pratos para adoçar o paladar de quem não resiste a este tipo de sabores. Que […]

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Eis uma rica sugestão para a sobremesa de Natal: uma das melhores receitas de arroz-doce que já preparei! Há lá melhor coisa do que reunir a família à mesa num evento, como o Natal, e com um doce tipicamente português? Pelo menos cá em casa […]