Viver com um orçamento apertado pode ser uma tarefa difícil. Poupar nestas condições pode ser ainda mais difícil. Mas “don’t worry”, com os hábitos certos é possível economizar com qualquer tipo de orçamento disponível. Confira estas 5 dicas para poupar ao máximo nas suas despesas.

1. Comece pelo princípio, seja realista!
Se pretende economizar ao máximo o seu orçamento apertado, é fundamental que defina metas realistas. Se geralmente o que lhe sobra é pouco ou até mesmo nada, comece por definir uma meta de poupança de baixo valor no primeiro mês. Verá que nos meses a seguir, já com uma maior noção de gestão do seu orçamento, será mais fácil aumentar progressivamente o valor da poupança. Grão a grão enche a galinha ao papo, certo?

2. Guarde cada cêntimo!
Sabe aquelas moedas pretas perdidas pela sua carteira? Guarde-as! Utilize um frasco ou um mealheiro e sempre que as tiver consigo coloque-as lá dentro. Tudo é dinheiro e por isso tudo serve para amealhar uma boa poupança. Quando o recipiente estiver cheio vá ao banco e troque-as. Verá que rapidamente irá conseguir obter uma boa quantia poupada.

3. Reduzir As Despesas
Nem tudo o que adquire é necessariamente essencial. Reflita sobre as suas despesas, sejam as de supermercado, as contas da água ou da luz, e verá que é possível reduzi-las e rendibilizar ao máximo o seu orçamento. Opte por produtos meramente essenciais, por soluções mais baratas que satisfaçam a mesma necessidade. Reajuste os seus pacotes de serviços e corte nos gastos supérfluos. Verá a sua carteira mais pesada no final do mês.

4. Vá menos vezes às compras
Evite visitas recorrentes a locais de consumo. Quantas mais vezes entrar em estabelecimentos comerciais, mais irá comprar, e geralmente o que não é necessário. Mesmo que vá apenas comprar “uma coisinha”, a tentação para levar algo mais pode chamar mais alto. Por isso, reduza a frequência com que vai às compras. Organize-se: faça uma lista geral das compras que necessita efectivamente de realizar e vá apenas aos locais de venda quando esta já estiver bem preenchida. Verá os seus gastos supérfluos decrescer a “olhos vistos”.

5. Coloque automaticamente de lado parte do seu orçamento mensal
De forma a facilitar o processo de poupança e evitar tentações desnecessárias, ponha automaticamente de parte uma parcela do seu orçamento. Defina um montante ou porção fixa dos rendimentos que obtém mensalmente e ponha-a de parte aquando o seu recebimento. Assim irá excluir a hipótese de “acidentalmente” gastar mais do que deveria. Aplique-o em contas poupança ou guarde-o simplesmente debaixo do colchão.

(Visto 758 vezes)

Comentários