Afinal de contas, Pão Sim ou Não

Afinal de contas, Pão Sim ou Não

O pão é um alimento que divide opiniões. Entre os mais tradicionais, está tão enraizado na sua rotina que se recusam a afirmá-lo como pejorativo para a saúde. Já os preocupados com as dietas, tendem a fugir a sete pés desta fonte de hidratos de carbono.

Mas afinal de contas, o pão faz bem? Engorda? Vamos lá pôr os pontos no i’s.

 

Sim, o pão faz bem e podemos e devemos ingeri-lo. É uma excelente fonte de energia, com os seus hidratos de carbono, e rico em proteína, vitamina B e fibra. Menos bom, é também um grande poço de sal. É um alimento adequado para todos, excepto para os intolerantes a algum dos ingredientes que o compõe, bem como os hipertensos que devem apenas ingerir pão com baixo teor de sódio.

Não, o pão não engorda. Melhor, como qualquer alimento, e por possuir calorias na sua constituição, poderá engordar caso ingestão por excesso. Mas, moderadamente, o pão apenas proporciona benefícios para a saúde.

O pão tem cerca de 250-280 calorias por 100 gramas. Uma fatia generosa terá cerca de 40 g e 110 calorias; uma bolinha poderá ter 50-60 g. O pão integral é preferível ao branco mas as calorias são semelhantes. Os melhores pães são os que contém apenas os ingredientes básicos: farinha, água e fermento é o que basta. As sementes e afins também podem estar incluídas.

Finalmente as várias teorias em redor do consumo de pão foram desmistificadas. Isto são mais que motivos para a partir de agora usar e abusar deste alimento, com tudo! Experimente esta manteiga de ervas para complementar o seu pão diário.


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]