A receita de pão caseiro do Pedro Jorge

A receita de pão caseiro do Pedro Jorge

O meu amigo Pedro Jorge lançou o seu blogue de receitas. Tem tudo um aspecto muito bom, delicioso, mas sobretudo saudavel. Os produtos vêm directamente do produtor, do campo. Diz ele que “Viver no campo traz muitas vantagens, especialmente quando se é criança. Posso brincar de forma mais livre e segura do que os amigos que tenho nas grandes cidades. E, para além disso, posso ter uma alimentação mais saborosa e saudável! Hoje, por exemplo, comi um pão caseiro de comer e chorar por mais. Fui logo à procura de uma receita de pão caseiro!”.

O pequeno grande chef diz ainda que “Muito se diz acerca do modo como o pão pode engordar. Mas este alimento é uma grande fonte de proteínas e minerais, para além do cálcio, ferro, vitaminas e fibras. O melhor mesmo é comer um pão caseirinho, sem fermentos químicos e muito saudável. O pão integral é o mais aconselhado, porque é mais fácil de digerir e tem carbohidratos mais vantajosos para quem quer controlar o peso.”

O ex-concorrente do Masterchef Junior garante ainda que “Como tudo na vida, o segredo está em comer de forma regrada. Comer de tudo um pouco, mas em pequenas quantidades.”

Ora veja a receita sugerida por ele:

 

Receita de pão caseiro

Ingredientes

1,5 quilo de farinha para pão

2 saquetas de fermento de padeiro

1,2 litro de água

1 colher de chá de sal

Preparação

Num alguidar, deite a farinha e misture com o sal, juntando, depois, o fermento e mexendo tudo.

Aqueça a água de forma a que fique morna e, após abrir uma cavidade no meio da farinha, despeja-a. Com as pontas dos dedos, misture a farinha com a água. Passe a mão à volta do alguidar, por dentro, e envolva a farinha. Se estiver, ainda, seca, ponha mais água morna, para que a massa fique com um aspeto húmido e peganhento. 

Depois, tapa-se com um pano limpo e, por cima, um mais forte para “abafar” o alguidar.

Assim que a massa tiver levedado e duplicado polvilhe um tabuleiro com farinha e, com as mãos enfarinhadas, passe em volta das paredes do alguidar para descolar a massa.

Com uma faca, corta-se metade da massa e colocam-se os pães já moldados numa superfície enfarinhada, colocando-se, de seguida, no tabuleiro. Faz-se o mesmo com a outra parte da massa.

Deve ficar no forno durante meia hora, a 180.º.


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]