Dia Mundial do Não Fumador: uma data para deixar de fumar

Dia Mundial do Não Fumador: uma data para deixar de fumar

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador. Esta data pretende sensibilizar a população para os fatores prejudiciais do tabaco, sendo que são divulgadas muitas formas para deixar de fumar. Há lá melhor dia para cumprir esse objetivo?
No nosso País, são anualmente diagnosticados cerca de 4.000 novos casos de cancro do pulmão. Cerca de 3.600 de pessoas morrem com esta doença e, tendo em conta que cerca de 80% dos casos de cancro do pulmão estão associados ao tabaco, podemos fazer as contas e verificar que mais ou menos 2.800 destas mortes acontecem por causa dos hábitos tabágicos. Isto dá mais ou menos 8 mortes por dia devido ao consumo de tabaco, um número bastante superior ao número de falecimentos por acidentes rodoviários, por exemplo.
Como se isso não bastasse, o tabaco pode provocar, também, outras doenças tais como a doença cardíaca isquémica, a doença cerebrovascular ou a doença obstrutiva crónica.
O consumo de tabaco ainda está muito associado à necessidade de afirmação num grupo social, ao facto de ser um facilitador de conversas ou meramente à possibilidade de justificar uma pausa no trabalho. No entanto, apesar deste hábito ser socialmente aceite, há que ter em consideração que este vício causa doença e retira anos de vida, para além de causar uma dependência física e psíquica. Como se isso já não fosse suficientemente grave, os cigarros “roubam-nos” muito dinheiro… Só para ter a noção, quem fuma um maço de tabaco por dia gasta cerca de 1460 por ano…só em tabaco!
Os meus pecados estão mais relacionados com a cozinha (e isso já é outra conversa…), mas acredito que um fumador, com força de vontade, consiga deixar esse costume. Basta focar-se nesse objetivo e, se necessário, pedir a colaboração daqueles que o rodeiam. Se fuma, aproveite esta data para começar a tentar deixar de fumar. Se não fuma, ajude os seus familiares e amigos a abandonarem este hábito nada saudável!

 

 


Related Posts

Depois de ler isto, vai largar o cigarro de vez!

Depois de ler isto, vai largar o cigarro de vez!

Ninguém fica indiferente a estes 5 motivos para largar o cigarro para sempre! Deixar de fumar deve ser muito mais do que uma resolução de ano novo um tanto ou quanto previsível. Largar o cigarro é uma promessa para ser levada a sério. É claro […]

10 dicas para parar de fumar

10 dicas para parar de fumar

Está mais do que na hora de parar de fumar O tabagismo faz mais de cinco milhões de vítimas todos os anos, o que significa que a cada seis segundos morre um fumador. Apesar de Portugal ter uma taxa de fumadores inferior à da média […]