Hoje é o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

Hoje é o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

Hoje comemora-se, em toda a União Europeia, o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis. Esta data pretende incentivar uma alimentação mais saudável nas crianças, para evitar a obesidade infantil na Europa.
Há que ter em conta que, na União Europeia, cerca de metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar tem peso a mais. Para além disso, os jovens com excesso de peso têm tendência a mantê-lo na idade adulta, sendo que é aí que as probabilidades de se tornarem obesos disparam.
Neste sentido, para que todos tenhamos uma alimentação mais saudável, recomendam-se os seguintes hábitos: tomar o pequeno-almoço todos os dias, comer de 3 em 3 horas, comer 5 peças de fruta/legumes por dia, beber muita água diariamente e a utilização da menor quantidade possível de sal e açúcar.
Espero que todos nós consigamos ter consciência de como uma boa alimentação pode influenciar positivamente a nossa vida. Tenha atenção àquilo que come e à forma como come. Cuide da sua saúde e eduque os seus filhos de modo a que cresçam de forma responsável em tudo na vida, incluindo nos hábitos alimentares.
Aqui no meu blog, sempre que possível, trago algumas receitas mais saudáveis (e económicas!), para que possa ter uma alimentação mais variada e cuidada. Bem sei que acabo por ser um amigo “perigoso”, na medida em que trago, também, algumas receitas mais calóricas, mas, afinal, tudo na vida faz bem se for com peso e medida, não é verdade? Nada implica que, de vez em quando, não possamos adoçar o nosso dia com uma boa fatia de bolo de chocolate, por exemplo. No entanto, esses “pecados” não se podem tornar um hábito!
Aproveite este Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis para repensar a sua alimentação. Se possível, faça uma tabela aí em casa com as refeições bem distribuídas ao longo da semana. Vai ver que a sua saúde irá melhorar bastante e o bem-estar no dia-a-dia vai acabar por sair beneficiado.

 

 


Related Posts

Brócolos: siga estas dicas para cozinhar corretamente estes vegetais!

Brócolos: siga estas dicas para cozinhar corretamente estes vegetais!

É bastante provável que esteja a cozinhar mal brócolos… É assim que tem de fazer! “De que vegetais é que gosta mais?”. Sempre que me fazem esta pergunta, demoro algum tempo a responder! Sendo fã de uma alimentação mais saudável, os vegetais têm presença obrigatória […]

Saiba como pode continuar a emagrecer, sem abandonar o pão branco!

Saiba como pode continuar a emagrecer, sem abandonar o pão branco!

Esta é a melhor novidade do dia para quem adora pão branco! Para emagrecer e ficar com um corpo de sonho neste verão – e, sobretudo, com a sua saúde em dia -, já fez um pouco de tudo: bebeu um chá gelado, experimentou um […]