Dia Mundial da Televisão, “a caixa que mudou o mundo”

Dia Mundial da Televisão, “a caixa que mudou o mundo”
Hoje comemora-se o Dia Mundial da Televisão! Esta é uma data que me diz muito, na medida em que estamos a festejar uma das minhas grandes paixões que me faz estar tão próximo de si todos os dias…
O dia foi escolhido em dezembro de 1996, tendo sido proclamado pelas Nações Unidas depois do primeiro Fórum Mundial de Televisão, a 21 de novembro de 1996.
Em Portugal, a nossa história começou em 1956, com as emissões experimentais da RTP, pelo que, no ano seguinte, começaram as transmissões regulares, a preto e branco. Só em 1980 surgiram as cores na televisão, tendo sido o “Festival da Canção” desse ano o primeiro programa a ser emitido nesses moldes. Desse ano não me lembro assim tão bem, pois era muito pequeno para isso, mas várias são as memórias que guardo… De festivais, de telenovelas, de séries, de filmes e de outros grande programas que me marcaram. E é mesmo isso que a caixinha mágica nos propõe: grandes memórias e momentos esquecíveis dos quais nunca nos esqueceremos.
A SIC e a TVI apareceram nos anos 90, causando uma grande reviravolta no audiovisual português. Diariamente, grande parte do meu dia é passado na estação de Queluz, onde começo o dia numa “Crónica Social” logo pela manhã e acabo por fazer parte de uma equipa pouco “secreta”, pela qual vou para a rua saber a sua opinião sobre tudo o que se passa, entre outras entrevistas que faço e que me dão muito prazer. Como se isso não bastasse, durante a “sua” tarde e à sexta à noite entro na sua casa com um grupo de “tertulianos” que bastante estimo. E é tudo isto, entre muitas outras coisas, que me faz muito feliz!
Algumas escolas comemoram este Dia Mundial da Televisão e fazem-se televisões em cartão, debatendo-se, também, um pouco sobre este meio de comunicação por todo o País. Aproveite e veja o seu programa favorito, em família, e desfrute bem da companhia que “a caixa que mudou o mundo” tem para lhe oferecer.

Related Posts

Empadão de alheira à moda da Rita Ferro Rodrigues

Empadão de alheira à moda da Rita Ferro Rodrigues

Gosto de empadão. Faço-o com muita frequência para aproveitar sobras de carnes ou peixe. É um prato fácil de preparar e que quase toda a gente gosta. Mas esta sugestão da apresentadora Rita Ferro Rodrigues, este Empadão de alheira, não conhecia. Experimentei e garanto-vos que é […]

A Chef Maya

A Chef Maya

A Chef Maya é um dos rostos mais conhecidos da televisão portuguesa. Acorda todos os dias muito cedo, antes das 7 horas, e o seu dia de trabalho termina muito tarde. Mesmo assim, é ela quem trata de tudo em casa, quem mete mãos aos […]