Muito se fala sobre as receitas mais indicadas para a época natalícia e o Bolo Rei é mesmo inevitável. Não sabe como é que se prepara? Costuma comprar fora e gostava de experimentar a fazê-lo? Aponte os ingredientes e siga os passos indicados!

 

Bolo Rei

 

Ingredientes

700 gr de farinha de trigo

150 gr de margarina

150 gr de açúcar

40 gr de fermento padeiro

200 gr de frutos secos

200 gr de frutas cristalizadas

5 ovos

1 colher de sobremesa de sal

Raspa de laranja

Raspa de limão

1 dl de vinho do Porto

 

Preparação

Pique as frutas e deixe-as a marinar com o vinho do Porto. Dissolva o fermento padeiro em 1 decilitro de água morna, junte a 1 chávena de farinha e deixe levedar durante 15 minutos.

Bata a margarina, o açúcar, e as raspas de limão e laranja. Junte os ovos, bata um a um, e a massa de fermento. Quando tudo estiver bem ligado adicione o resto da farinha e o sal. Amasse até ficar elástica e macia. Misture as frutas.

Molde a massa numa bola, polvilhe com farinha. Tape a massa com um pano, deixando levedar num ambiente temperado durante 2,5 horas.

Depois da massa dobrar o volume, ponha sobre um tabuleiro e faça-lhe um buraco no meio. Dividir a massa em 4, fazer bolas, fazer o buraco no meio da bola.

Enfeite com as frutas e nozes a gosto e torrões de açúcar, deixe descansar a massa mais meia hora. Coza por 50 minutos. Retire do forno e pincele com calda de açúcar.

 

 

E para que não lhe falte nada este Natal, conheça, também, a receita de peru da Catarina Morazzo e da Maya.

 

 

(Visto 1.066 vezes)

Comentários