Receita de Natal: o arroz doce de Rui Neto

Receita de Natal: o arroz doce de Rui Neto

A noite da consoada aproxima-se e continuamos a descobrir aquilo que os famosos gostam de ter à mesa nesta altura do ano. Rui Neto é o famoso que hoje nos revela como costuma ser o seu Natal.

 

RUI NETO

Na sua terra Natal, o que se come habitualmente na noite de Natal?

Eu sou de Lisboa, mas tenho raízes alentejanas. No jantar de dia 24 é geralmente bacalhau cozido com grão. No almoço do dia 25 é a chamada Roupa Velha, que se faz com as sobras do bacalhau da véspera. E depois o jantar do dia 25 é o tradicional Peru. 

 

Um prato que não pode faltar na sua mesa de Natal?

Gosto muito de Arroz Doce.

 

Arroz Doce

rui neto

Ingredientes

1 tigela de arroz carolino

2 chávenas de leite

1 pitada de sal

3/4 de chávena de açúcar

2 cascas de limão

1 pau de canela

2 chávenas e meia de leite meio-gordo morno

4 gemas (à temperatura ambiente)

Canela em pó para polvilhar

 

Preparação

Coza o arroz em 2 chávenas bem cheias de leite com uma pitada de sal, o pau de canela e a casca de limão. Deixe absorver completamente todoo leite, verifique se o arroz está bem cozido (caso seja necessário, junte mais um pouco de leite).

Acrescente o restante leite e o açúcar e mexa sempre até se dissolver. Continue a mexer suavemente, até sentir que começa a ferver e a engrossar ligeiramente, cerca de 6 a 8 minutos.

Entretanto, numa tigela misture as gemas com um pouco de leite morno até ficarem desfeitas e acrescente-as em fio, mexendo sempre, em lume brando, até o preparado engrossar, cerca de 3 a 5 minutos.

Deite em  tacinhas individuais e polvilhe com canela em pó.

 

Fique a conhecer, também, a receita de peru de Catarina Morazzo e Maya.

 

 


Related Posts

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

Com a ajuda da Alexandra Lencastre, preparei este tronco de Natal delicioso!

É a receita que faltava na sua Consoada: fique com este tronco de Natal! Os fãs de doces podem ficar descansados: na noite da Consoada, o que não faltam são pratos para adoçar o paladar de quem não resiste a este tipo de sabores. Que […]

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Uma das melhores receitas de arroz-doce para este Natal… com Helena Isabel!

Eis uma rica sugestão para a sobremesa de Natal: uma das melhores receitas de arroz-doce que já preparei! Há lá melhor coisa do que reunir a família à mesa num evento, como o Natal, e com um doce tipicamente português? Pelo menos cá em casa […]