Grécia: para os amantes da cozinha mediterrânica

Grécia: para os amantes da cozinha mediterrânica

Berço da civilização ocidental, com uma riqueza cultural ímpar, a Grécia é um santuário para os amantes da cozinha mediterrânica.

 

A Grécia é um país europeu onde o legado histórico, a cultura, o lazer, o luxo e a sofisticação convivem harmoniosamente. E apesar dos tempos menos favoráveis vividos atualmente, devido à crise financeira que o país enfrenta, a Grécia será sempre um destino apetecível, a visitar pelo menos uma vez na vida.

A oferta deste país é tão vasta quanto os encantos que oferece. Férias culturais, de praia, noites delirantes e que não terminam, tudo está à disposição neste país de 131 990 km² e cerca de seis mil ilhas e ilhéus, sendo que somente só duas centenas das ilhas, aproximadamente, são habitadas.

Creta, a maior ilha grega; Santorini, famosa pela sua encosta de casinhas brancas e pelo luxo e sofisticação que ali se respira; Mykonos, procurada pelo público mais jovem pela diversão que proporciona e belas praias; Corfu, cosmopolita e vibrante; Milos, com as suas praias deslumbrantes e pouco exploradas pelo turismo; e Rodes, que alberga uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, o colosso de rodes, são apenas algumas das ilhas gregas mais populares entre os turistas.

Muito populares são os cruzeiros que fazem circuitos por várias ilhas, dando assim oportunidade aos turistas de aproveitarem da melhor forma possível a viagem ao país, conhecendo um número alargado de locais. Se nas ilhas são, de uma forma geral, as praias e a vida noturna que atraem mais turistas, na Grécia continental não faltam motivos de interesse histórico e cultural.

A incontornável capital, Atenas, e os seus preciosos tesouros históricos, são mesmo uma das principais atrações de todo o mundo. Sendo uma das cidades mais antigas do mundo, Atenas viu nascer alguns dos mais importantes filósofos e pensadores de sempre, albergando dois dos Patrimónios Mundiais da Unesco, a Acrópole e o Mosteiro de Dafne. Aliás, a herança da era clássica é ainda bem evidente na cidade, onde se encontram monumentos e obras de arte milenares. Apesar de a cidade de Olímpia ser berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade, foi em Atenas, em 1896, que tiveram lugar os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Salónica, Lárissa e Pátras são cidades igualmente interessantes do ponto de vista cultural, ideal para os admiradores da antiguidade.

Grécia

Uma cozinha de referência

Para além da enorme riqueza cultural, a Grécia é também mundialmente conhecida pela sua gastronomia, baseada na dieta mediterrânica, uma das mais saudáveis do mundo.

O clima e a localização geográfica do país são dos principais aliados para a qualidade e o sabor dos produtos gregos. Tão apreciada em todo o mundo, esta cozinha, assenta em quatro fatores essenciais: o azeite, os produtos frescos, o uso abundante de ervas e especiarias e a simplicidade da sua confeção.

Tal como tantas outras bases da civilização atual, a Grécia é também berço da Dieta Mediterrânica, aclamada pelos nutricionistas a nível mundial como a mais saudável. A Pirâmide da Dieta Mediterrânica estabelece quais os alimentos e respetivas quantidades, para uma alimentação correta e de qualidade. Nesta estrutura não falta também o desporto e exercício físico, bem como o consumo abundante de água e tisanas.

Em termos de géneros alimentares a primazia vai para os produtos hortícolas e frutas. O azeite, o pão, as massas e os cereais de uma forma geral, preferencialmente integrais, têm também um destaque vital nesta culinária. Seguem-se por ordem de importância os frutos secos, as ervas, as especiarias e os lacticínios. Depois vem o peixe, os ovos, as leguminosas secas e as carnes brancas. A seguir as batatas e as carnes vermelhas e processadas de uma forma geral e, por fim, os doces. As bebidas alcoólicas, apesar de muito apreciadas, sobretudo o vinho, raramente são bebidas isoladamente, havendo sempre um prato ou um mero petisco para a acompanhá-las.

Como já referimos, a simplicidade é um dos segredos da gastronomia grega. Por isso, é muito comum comer-se a carne e o peixe, sempre fresquíssimos, apenas grelhados e aromatizados com azeite e ervas. No entanto, tal como em qualquer outro país, existem receitas típicas de pratos mais elaborados.

Os gregos apreciam muito a moussaka, feita com carne picada, normalmente de carneiro, batata, beringelas e tomate. Com igual prazer comem com frequência o pastitsio, espécie de lasanha mas feita com esparguete, carne picada, tomate e molho bechamel.

A carne picada é, aliás, um prato muito apreciado na Grécia, sendo confecionado de diversas formas. Um outro bastante apreciado é o youvarlakia, uma espécie de almôndegas de fricassé, cujo molho, o avgolemono, muito utilizado no país, é feito com ovos e sumo de limão. As keftedes, bolinhas de carne, uma vez mais picada, picantes, são entradas muito apreciadas.

Quando falamos em gastronomia grega não podemos ignorar as famosas saladas, que têm como base o tomate, o pepino, o queijo feta, as azeitonas e o azeite. Nem tão pouco os famosos iogurtes gregos, ingeridos por norma ao pequeno almoço. Em matéria de sobremesas, os principais destaques vão para a baklava, um bolo típico que consiste em massa filo recheada com frutos secos e mel e o kataifi, um outro bolo feito com frutos secos, mel e finos fios de massa filo.

 Grécia

Roteiro

Onde ficar

President Hotel Athens

Kifisias Avenue, 43, Atenas.

 

Onde comer

Oroscopo

Antinoros 42, Caravel Square, Atenas.

 

O que visitar

Acrópole de Atenas

Colosso de Rodes

Pártenon

Templo de Zeus Olímpico

Odeão de Herodes Ático

Mosteiro de Dafne

 

Noutro continente, com cores alegres e paladares fortes, o México é outro destino que deve constar na sua lista de viagens que planeia fazer no futuro.

 

 


Related Posts

Halloween: 3 destinos imperdíveis no Dia das Bruxas!

Halloween: 3 destinos imperdíveis no Dia das Bruxas!

Como ir para fora, agora, não é recomendado, aproveite para “viajar”, através deste texto, para três destinos que têm tudo a ver com o Halloween! Este é um artigo que parece saído diretamente de um conto de terror, perfeito para assinalar o Dia das Bruxas. […]

Lisboa, cheira a mais do que sardinha assada

Lisboa, cheira a mais do que sardinha assada

Os encantos de Lisboa são mais do que muitos! Descubra-os comigo! Lisboa está cada vez mais na moda e, tal como dizia Amália Rodrigues, “nas tascas das vielas mais escondidas, cheira a iscas com elas e a vinho”. Na capital, reina a cozinha tradicional portuguesa. […]