Sou Terceirense. Amo a minha terra, as suas gentes, tradições, cultura, mas sobretudo a nossa gastronomia. Gostamos de cozinhar, sabemos preparar os alimentos como muito poucos e recebemos como ninguém.

Nesta época do ano, é a loucura. A ilha está em festa. E, em cada casa, desde quinta-feira que se preparam as iguarias tradicionais da festa do Entrudo para ofertar a quem nos visita. Dos doces do Carnaval o que mais gosto são as Filhoses do Forno, uma espécie de Profiterole gigante, só que ainda melhor, recheado com um creme especial com aroma e sabor a limão.

Aqui fica a receita.

 

Filhoses do Forno

 

Ingredientes

5 ovos

250 gramas de farinha

1 colher (sobremesa) de fermento

1 chávena de leite

1 chávena de água

Óleo para untar as formas

Farinha para polvilhar

 

Preparação

Pré-aqueça o forno, pois há dois segredos para que esta receita fique mesmo deliciosa: ter o forno bem quente para que as filhoses cresçam; e a utilização de todos os ingredientes à temperatura ambiente.

Coloque os ovos numa tigela e com a ajuda de uma batedeira bata-os até que cresçam bastante e fiquem espumosos. Junte a farinha, um pouco de cada vez, e vá misturando devagarinho.
Adicione o fermento e o sal. Junte o leite e a água e misture bem até ficar com uma mistura líquida (se não estiver homogénea, bata um pouco com a batedeira).

Unte as formas de alumínio com óleo e polvilhe com farinha. Encha-as com a massa, (até 3/4 da altura das formas).

Coloque as forminhas num tabuleiro e leve-as a cozer no forno (bem quente) até ficarem grandes e douradas (cerca de 20 a 30 minutos). As filhoses ficam muito altas e ocas por dentro, para serem recheadas.

Retire do forno (sem o desligar) e desenforme as filhoses com cuidado.

Como, provavelmente, não couberam as filhoses todas na primeira fornada, volte a repetir o mesmo procedimento para as restantes formas.

 

Recheio
Ingredientes

½ litro de leite

2 colheres de sopa de Maizena

1 ovo inteiro + 4 gemas

250 gramas de açúcar

Raspas de 1 limão (só a parte amarela para não amargar)

 

Preparação
Coloque a Maizena num tacho e desfaça com um pouquinho do leite. Misture bem, adicione os ovos, o açúcar e as raspas de limão e misture.

Junte o restante leite e leve ao lume brando mexendo sempre até obter uma papa cremosa.

Deixe arrefecer e recheie cada filhós, depois de lhes fazer um furinho por onde vai introduzir o recheio, com a ajuda de uma colher pequena ou saco de pasteleiro.

 

 

(Visto 10.695 vezes)

Comentários