Doce de tapioca

Doce de tapioca

A tapioca é sem dúvida um dos ingredientes do momento. É um ingrediente brasileiro e finalmente começa a ser comercializado aqui, em Portugal. O que trago hoje é uma receita que me enviaram: doce de tapioca. Feito com tapioca granulada. Mas tapioca é um ingrediente muito versátil: pode fazer a típica tapioca recheada e a farinha de tapioca também pode compor bolos, panquecas, etc.

Se ainda não conhece esta pequena maravilha, corra para a cozinha!

 

Doce de tapioca

Ingredientes:

250g de tapioca granulada

1 litro de leite meio gordo

1 lata de leite condensado

4 colheres de sopa bem cheias de açúcar

Raspas de 1 limão

1 pau de canela

50g de manteiga

3 gemas de ovo

Canela em pó

 

Preparação:

Demolhe a tapioca em 1,2L de água durante 30 minutos. Depois, coe a tapioca numa rede fina.

Num recpiente, mexa as gemas. Misture-as com um pouco de leite. Numa panela coloque o leite condensado, o restante leite, as raspas de limão, o pau de canela e a manteiga. Mexa, leve ao lume e deixe ferver. Quando começar a ferver, junte a tapioca e mexa muito bem.

Deixe cozinhar em lume médio aproximadamente 10 minutos até engrossar. Mexa apenas de vez em quando para não agarrar no fundo. De seguida junte o açúcar e as gemas dissolvidas no leite. Mexa  e apague o lume antes que comece a ferver.

Divida o doce de tapioca por tacinhas. Guarde no frigorífico até que fique fresco.
Quando o for servir polvilhe com canela em pó.

 

 

Espreite mais receitas doces aqui.


Related Posts

Tapioca de salmão e guacamole

Tapioca de salmão e guacamole

Rápida de preparar e excelente para toda a família: fique com esta receita de tapioca de salmão e guacamole! Existem várias formas de saborear salmão. Mas, mesmo sendo tão diferentes, há importantes qualidades em comum: são pratos sempre simples de preparar! E isso é válido […]

Tapioca de banana, coco e canela

Tapioca de banana, coco e canela

Esta receita de tapioca de banana, coco e canela vai mudar as suas manhãs! Ora aqui está uma tapioca com sabor a verão, que tarda em chegar. É verdade que lhe já tinha apresentado a uma receita em forma de salada e bastante rica em […]