Reaproveitar alimentos? É aqui

Reaproveitar alimentos? É aqui

Por vezes deitamos fora parte dos alimentos por desconhecimento de como podem ser aproveitados, essa é a verdade. As cascas de frutas e legumes, por exemplo, têm uma grande quantidade vitaminas, sais minerais e proteínas que a parte que normalmente consumimos. Poder reaproveitar alimentos por completo, é a dica que trago.

Reaproveitar alimentos

Bolo de cascas de frutas

Porque é que as cascas das frutas têm que ir para o lixo? Veja esta receita e reaproveite.

Ingredientes

  • 2 copos de cascas de frutas lavadas (banana, goiaba, manga, pera)
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher se chá de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 3 chávenas de farinha de trigo
  • 1 copo de leite
  • 1 copo de açúcar
  • Sal q.b.

Preparação:

Bata as cascas e o leite no liquidificador, coe o líquido e reserve. Bata o açúcar, as gemas e a manteiga e, em seguida, acrescente as cascas batidas, a farinha e o fermento. Coloque as claras batidas em neve por último, misture tudo leve ao forno durante aproximadamente 30 minutos a 180 graus.

Chá de casca de abacaxi – Para fazer esse chá, as cascas do abacaxi devem ser lavadas muito bem. Depois, coloque em uma panela as cascas e um litro de água filtrada. Deixe ferver, apague o fogo e tampe a panela por 10 minutos antes de beber.

Chá de maçã com mel

Com as cascas de 6 maçãs, 3 a 4 copos de água, uma colher de sobremesa de canela em pó, uma colher de chá de mel e uma colher de chá de sumo de limão, faça um chá de maçã com mel.

Coloque as maçãs numa panela e cubra com água, sumo de limão e canela. Deixe ao lume por 10 minutos. Em seguida, tire as cascas de maçã. Adicione o mel.

Sobras de queijo

Se tem restos de queijo no frigorifico com o prazo de validade a bater à porta, uma solução é polvilhar o queijo em saladas, massas ou mesmo sopas. Outra dica é cobrir a carne, o peixe ou mesmo gratinar com legumes no forno.

Talos e folhas

Nem sempre é fácil reaproveitar talos e folhas dos legumes. Refogados, recheios, podem ser ideias para os incorporar e aliar os benefícios que estes têm.

 

Mais dicas sobre como reaproveitar alimentos? Espreite aqui.


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]