Como adoçar sobremesas sem usar açúcar

Como adoçar sobremesas sem usar açúcar

Fala-se muito do açúcar e no mal que nos faz à saúde. Sabemos já os inúmeros malefícios do açúcar (branco principalmente) e parece que cada semana é descoberto um novo “porquê” para não o incluímos na nossa alimentação.

Para quem está à procura de uma alimentação mais saudável e mais equilibrada, a solução natural, e digo-lhe já que é incrível, é a substituição de açúcar por tâmaras.

A tâmara é um fruto árabe que pode ser consumido como snack, como sobremesa ou pode ser utilizado em receitas. É comum encontrá-las em lojas de produtos naturais. Existem algumas variedades desta fruta à venda, mas o ideal é comprá-la sem os ditos “xaropes”, ou seja, só mesmo a tâmara. É uma fruta tão doce que muitas vezes é apelidada por “caramelo da natureza”.

Como usar as tâmaras:

Para acrescentar as tâmaras às suas sobremesas, o ideal é fazer uma pasta de tâmaras.

Ingredientes:

-12 tâmaras

-Água

Preparação:

Remova as sementes das tâmaras e coloque as frutas num recipiente.

De seguida, adicione água até cobrir.

Deixe as tâmaras demolhadas durante 1 hora aproximadamente.

Retire e seque as frutas e separe a água utilizada num recipiente.

Coloque as tâmaras no liquidificador e à medida que as for batendo, adicione a água que usou para demolhá-las. Não precisa acrescentar a água toda, basta o suficiente até ficar com a consistência de uma pasta.

Sugestão: Se em vez de fazer a pasta de tâmaras com água, fizer com leite vegetal, terá uma espécie de calda muito semelhante ao caramelo.

 

Zele pela sua saúde e veja aqui, os beneficios da água de aveia.


Related Posts

Estas bolachas de aveia e tâmaras estão tão perto da perfeição…

Estas bolachas de aveia e tâmaras estão tão perto da perfeição…

Ainda não sabe o que fazer para o lanche? Tcharan! Bolachas de aveia e tâmaras! Que tal? Até posso não ser propriamente um “monstro das bolachas”, ou seja, não sou um grande fanático por estes ingredientes… Mas a verdade é que não há nada como […]

Receita de brownies crus de tâmaras

Receita de brownies crus de tâmaras

Vá lá! Prepare e saboreie estes brownies de tâmaras que não vão arruinar a sua dieta, nem precisam de ir ao forno! Agora que o verão parece que veio, finalmente, para ficar, é tempo de deixarmos alguns mitos de lado! E o principal deles todos […]