Detergentes caseiros e eficazes

Detergentes caseiros e eficazes

Antigamente, quando não existia esta “era dos supermercados e hipermercados”, as nossas mães e avós faziam os seus próprios detergentes. Sejamos sinceros: muitas vezes ainda pedimos aquelas dicas milagrosas. Eram detergentes caseiros e naturais, e embora atualmente já se encontrem à venda vários detergentes mais ecológicos, o seu preço não é dos melhores.

Os detergentes caseiros além de serem mais baratos e mais ou igualmente eficientes, podem ser a solução para as pessoas que têm alergias a certos químicos… ou que simplesmente queiram utilizar produtos mais naturais.

 

Detergentes caseiros

‘O’ detergente  

Ideal para limpar bancadas e o chão da cozinha e casa-de-banho.

Basta juntar:

3 medidas de água

1 medida de vinagre

Gotas de sumo de limão

O ideal é juntar todos os ingredientes e colocar num pulverizador. Depois é só pulverizar nas zonas pretendidas. Quando a sujidade teima em não sair, basta deixar a mistura repousar durante alguns minutos e depois limpar com o pano.

Lavar o chão de Madeira

1 tampa/dose de detergente de roupa

1 esguicho de vinagre

1 balde com água

Não tem nada que saber: junte todos os ingredientes num balde. Por vezes é difícil encontrar um bom produto para lavar o chão de madeira, mas saiba que o detergente da roupa tem propriedades hidratantes, que fazem com que a madeira fique mais brilhante.

 

Lavar bicos de fogão

Simples, rápido e eficaz: basta juntar dois ingredientes:  água e vinagre

Passe a mistura de água e vinagre nos bicos do fogão. Deixe repousar alguns momentos. Depois é só esfregar e terá os bicos do fogão limpos e brilhantes.

 

Lavar forno e tabuleiros

Não há melhor solução para limpar tabuleiros e forno. Faça uma espécie de pasta com meia chávena de bicarbonato de sódio e meia chávena de água e depois passe nos tabuleiros ou forno. Deixe atuar durante um dia. Passado o tempo de atuação é só lavar.

 

Pode também ver algumas dicas com o abacate aqui.


Related Posts

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Piquenique de verão: estes são os melhores alimentos!

Quer um piquenique de verão e bastante saudável? É só seguir estas dicas! Com os dias de verão, só dá vontade de sair de casa, mesmo com todos os cuidados, devido à pandemia Covid-19. Que tal preparar um piquenique? É uma refeição de sonho, à […]

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Siga estas 5 dicas, para reduzir o consumo de sal!

Cá em casa, sigo cada uma destas dicas para reduzir o consumo de sal! A 3.ª é essencial! É certo que dá tempero aos alimentos, mas o sal é um daqueles ingredientes que deve ser controlado, pela nossa saúde e pela saúde daqueles a quem […]