Alimentos em vias de extinção? Sim, é verdade!

Alimentos em vias de extinção? Sim, é verdade!

O mundo moderno que trouxe consigo problemas causados pela mão humana como as mudanças climáticas, a desflorestação. Estes problemas estão a levar com que alguns alimentos corram mesmo o risco de desaparecer. Quer saber quais são os alimentos em vias de extinção?

Alimentos em vias de extinção

Peixe branco

A excessiva captura de peixe branco como a pescada, o besugo, o bacalhau, a dourada, o robalo e o badejo estão a diminuir a sua reprodução em ambiente selvagem.

Mel

A proliferação da vespa asiática, a espécie que mata as abelhas, está a colocar em risco o futuro das abelhas, e a produção de mel.

Café

São principalmente as pestes, a desflorestação e as alterações climáticas que está a por em risco a existência do café.

Amendoim

A febre de manteiga de amendoim poderá não durar muito tempo, pois o amendoim é um dos alimentos que está em vias de extinção. A planta do amendoim é inconstante e o facto de as temperaturas estarem constante a aumentar leva a que esta espécie seja ameaçada.

Atum

Se por um lado adoramos comer sushi, o certo é que esta moda gastronómica está a fazer com que a procura de atum tenha aumentado exponencialmente, e este peixe já se encontra na lista das seis espécies mais ameaçadas do planeta.

Banana

A doença do Panamá, que é uma doença endémica, continua a atingir cada vez mais países. Moçambique e a Jordânia já foram atingidos. A doença do Panamá pode acabar com a produção de banana a 100%.

Abacate

O abacate é dos frutos mais caros do supermercado, e parece que o preço não ficará por aqui. A seca global está a fazer com que a produção não consiga satisfazer a procura e por isso, a próxima vez que for ao supermercado, o preço do abacate pode já ter aumentado.

Chocolate

Os cientistas acreditam que as mudanças climáticas vão reduzir (e muito) a produção de cacau até 2030. As maiores produtoras de chocolate, a Mars e a Barry Callebaut, já salientaram o excesso de consumo de chocolate a nível mundial.

Salmão

O aquecimento global tem aumentado a temperatura da água dos habitats naturais do salmão, tornando a sua reprodução mais escassa.

 

Espreite também a sugestão de alguns snacks para levar consigo, aqui.


Related Posts

Estes 5 alimentos exigem um especial cuidado, no verão!

Estes 5 alimentos exigem um especial cuidado, no verão!

Tenha muito cuidado com estes 5 alimentos, no verão! Não há dúvidas: com a chegada da estação do verão, chegam, também, os dias de calor. E, com as temperaturas elevadas, alguns alimentos acabam por se deteriorar mais facilmente, aumentando o risco de intoxicação. Por esse […]

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Apresento-lhe três curiosidades pouco conhecidas sobre sardinhas… A primeira é bastante interessante! Como o tempo passa! Num piscar de olhos, já estamos em junho! E a que sabe este mês? A verão, a dias longos e, claro, a sardinhas! Elas são as estrelas de um […]