Colesterol alto? Estes alimentos podem ajudar

Colesterol alto? Estes alimentos podem ajudar

Uma das principais causas de colesterol alto é a alimentação que levamos. Já não sabe o que fazer para baixar os níveis de colesterol? Saiba que há alimentos que nos ajudam a equilibrá-lo.

O excesso de LDL, o chamado “colesterol mau”, é um dos problemas de saúde mais comuns e sabe-se que pode levar ao enfarte e ao AVC. Já o deve ter ouvido centenas de vezes, mas manter uma alimentação saudável é mesmo um dos passos mais importantes para evitar correr riscos.

O “colesterol mau” vem com a gordura saturada, encontrada em carnes gordas, pele de frango, bacon, enchidos, banha e laticínios integrais. Claro que não é exigido que corte completamente com estes alimentos. Procure antes limitar o seu consumo e prefira carnes magras e gorduras saudáveis. Os óleos vegetais também não são recomendados e deve sempre ter fruta, verduras e legumes em casa.

E se eu lhe disser que são vários os alimentos que, para além de saudáveis e saborosos, ainda levam a que o seu colesterol baixe. Ah pois é!

Alimentos que baixam o Colesterol

Aveia

Rica em fibras, diminui a absorção do colesterol. Deve comer cerca de duas colheres de sopa por dia.

Soja

Deve comer uma dose de 25 gr (ou 2 colheres de sopa) de proteína de soja.

Sardinha

Pois é! A sardinha é dos peixes melhores peixes. É Fonte de ômega-3 que diminui a formação de coágulos e obstrui as artérias. Não falta assim tanto para época dos santos populares, por isso já sabe que deve comer muita e boa sardinha.

Linhaça

A linhaça também é rica em ômega-3 e uma excelente fonte de fibras. É recomendável cerca de 2 ou 3 colheres de sopa por dia.

Abacate

O abacate tem ácidos que contribuem para combater os elevados níveis de colesterol. Uma dose 4 colheres de sopa, 3 vezes por semana, é o indicado para combater o colesterol alto.

Chocolate negro

Não podia ser melhor notícia para os apaixonados por chocolate. Este alimento contem antioxidantes, ótimos para o nosso sistema e que ajudam a proteger o “colesterol bom”. Aproximadamente 30 gr diárias. Que bom!

 

Gostou das dicas para o colesterol alto?

Entretanto, espreite aqui também a dica da água de aveia para perder peso.


Related Posts

Estes 5 alimentos exigem um especial cuidado, no verão!

Estes 5 alimentos exigem um especial cuidado, no verão!

Tenha muito cuidado com estes 5 alimentos, no verão! Não há dúvidas: com a chegada da estação do verão, chegam, também, os dias de calor. E, com as temperaturas elevadas, alguns alimentos acabam por se deteriorar mais facilmente, aumentando o risco de intoxicação. Por esse […]

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Apresento-lhe três curiosidades pouco conhecidas sobre sardinhas… A primeira é bastante interessante! Como o tempo passa! Num piscar de olhos, já estamos em junho! E a que sabe este mês? A verão, a dias longos e, claro, a sardinhas! Elas são as estrelas de um […]