Receita de migas de pão alentejano

Receita de migas de pão alentejano

As migas são um prato típico de algumas regiões da Península Ibérica, principalmente do centro e do sul, nomeadamente do Alentejo, em Portugal, e da Mancha, Múrcia, Andaluzia, Estremadura e Aragão, em Espanha. As migas são confecionadas à base de pão, mas também existem migas de batata no Alentejo e de farinha. É um prato muito associado aos pastores, que faziam para aproveitar as sobras de pão duro. A sugestão de hoje é desta receita de migas que me enviaram, migas de pão alentejano.

Receita de migas de pão alentejano

Ingredientes:

-1 pão alentejano

-1 folha de louro

-Azeite q.b.

-4 dentes de alho

-Sal q.b.

-Linguiça a gosto

-Espargos a gosto

Preparação:

Corte o pão em fatias finas, e demolhe-o em água.

De seguida, numa frigideira, frite a linguiça picada ou em fatias finas, em azeite, alho e louro. Acrescente os espargos cortados.

Quando a linguiça estiver bem frita, junte o pão que estava demolhado. Vá sempre mexendo à medida que vai acrescentando o pão. Pode decidir se quiser migas mais suaves (com mais água) ou mais secas (esprema o pão). Vá mexendo até atingir a consistência que mais gostar para as suas migas. Acerte o tempero com um pitada de sal.

Sugestão: Antes de servir pode polvilhar as migas com salsa.

 

Espreite também a receita de lulas recheadas, aqui.


Related Posts

“O Menino mija?”: descubra esta tradição natalícia dos Açores tão curiosa!

“O Menino mija?”: descubra esta tradição natalícia dos Açores tão curiosa!

A tradição do “Menino mija” aproxima-nos mais uns dos outros… e ainda saboreamos um delicioso licor! Há certas tradições natalícias que são comuns em todas as regiões de Portugal: montar a árvore de Natal semanas antes do dia 25, organizar uma ceia de Natal para […]

Bacalhau com migas e espinafres

Bacalhau com migas e espinafres

Não resiste a um típico prato de bacalhau em pleno Natal? Espreite esta receita de bacalhau com migas e espinafres! Nesta receita, o bacalhau não podia estar em melhor companhia! Sim, a verdade é que por este blog já é habitual esse ingrediente contar com […]