O Papa Francisco aterrou às 16:10 em Monte Real, num airbus da Alitalia, como estava previsto inicialmente. O céu decidiu abrir e o sol agora sorri para receber sua Santidade. O plano B, aterrar em Figo Maduro, tinha sido posto como hipótese devido às condições climatéricas. Foi uma bênção de Deus.

Francisco veio acompanhado por 69 jornalistas e pela imagem de Nossa Senhora da Bonaria, que leva sempre consigo nas suas viagens.

O Papa segue agora de helicóptero para o Estádio de Fátima, onde se vai aperceber que o estádio foi batizado com seu nome.

Seja muito bem-vindo a Portugal!

 

Programa da visita

O dia 13 de maio, sábado, começa às 09h10, num encontro com o primeiro-ministro português, António Costa, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

Às 09h40, o Papa vai fazer uma visita à sepultura dos Pastorinhos de Fátima na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A Eucaristia da peregrinação internacional aniversária de maio tem início previsto para as 10h00, no recinto de oração do Santuário; durante a celebração, o Papa Francisco vai proceder ao ritual de canonização de Francisco e Jacinta.

A procissão de entrada inclui o andor com a imagem de Nossa Senhora e os dois relicários em forma de candeias com as relíquias de Francisco e Jacinta. O bispo de Leiria-Fátima vai pedir formalmente ao Papa que os dois pastorinhos sejam inscritos no “catálogo dos santos” e apresenta uma breve biografia de ambos. Francisco vai proferir, em seguida, a fórmula de canonização, em português.

Após a Missa vai decorrer o almoço com os bispos de Portugal, na Casa Nossa Senhora do Carmo.

A cerimónia de despedida está marcada para a Base Aérea de Monte Real, às 14h45, de onde parte o voo papal, às 15h00, em direção ao Aeroporto de Roma/Ciampino.

 

(Visto 135 vezes)

Comentários