Como aproveitar as sobras do bacalhau

Como aproveitar as sobras do bacalhau

Sou mesmo fã de bacalhau. Acho que quem costuma dar uma espreitadela por aqui, vê que o bacalhau é presença assídua. Gosto de bacalhau porque é versátil, saboroso e é acima de tudo sinónimo de tradição. Como cozinho muitas vezes esta proteína, vou pesquisando o que se pode fazer depois que sobra, transformar este delicíoso ingrediente numa nova receita. A sugestão que trago hoje é de empadão de bacalhau com batata-doce: uma forma muito prática e fácil de aproveitar as sobras do bacalhau.

Receita de empadão de bacalhau com batata-doce

Ingredientes:

-3 filetes de bacalhau

-800 gr de batata doce

-1 cebola grande

-2 dentes de alho

-1 folha de louro

-2 colheres de sopa de azeite

-2 colheres de sopa de mostarda

-2 colheres de sopa de farinha

-300 ml + 4 colheres de sopa de leite

-Noz-moscada a gosto

-Sal a gosto

-Pimenta a gosto

-1 gema de ovo

Preparação:

Comece por assar a batata-doce.

Entretanto ferva o bacalhau em água durante aproximadamente 10 minutos. Retire da água, deixe arrefecer por um pouco e, em seguida, desfie-o.

Numa frigideira em lume médio refogue a cebola picada com uma pitada de sal, alho, azeite e louro (se usar as sobras do bacalhau e ele já estiver temperado tenha atenção para não ficar salgado).

Quando a cebola estiver macia, adicione o bacalhau desfiado, a mostarda e a pimenta.

Adicione a farinha e misture tudo muito bem.

De seguida adicione os 300 ml de leite, salpique com um pouco de noz-moscada em cima e mexa até ver que a mistura está a começar a engrossar.

Quando o bacalhau estiver cremoso, retire-o do lume e reserve.

Depois de assar a batata-doce esmague-a com um garfo até obter um puré. Adicione as 4 colheres de sopa de leite e misture até obter um puré cremoso.

Num tabuleiro espalhe a mistura de bacalhau no fundo e por cima cubra com o puré de batata-doce. Por cima, pincele com ovo.

Por fim leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos ou até verificar que a cobertura do empadão está dourada.

Retire do forno e está pronto a servir.

 

Veja a receita de bacalhau com favas aqui.


Related Posts

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Pimento recheado com bacalhau e batata-doce

Quer terminar o ano como deve ser? Prepare esta receita de pimento recheado com bacalhau e batata-doce! Foi uma das minhas resoluções culinárias para 2023… e a poucos dias do final de ano posso dizer que cumpri à risca: incluir mais batata-doce nos meus pratos! […]

Bacalhau com molho de tomate

Bacalhau com molho de tomate

Dê um toque especial à noite da Consoada: faça esta receita de bacalhau com molho de tomate! Sempre que tenho tempo, não há que enganar: preparo em casa um molho de tomate para dar um tempero único às mais diferentes receitas: desde chocos a um […]