Alheira de Mirandela, a receita (quase) tradicional

Alheira de Mirandela, a receita (quase) tradicional

Numa altura onde os sabores do mundo estão a invadir as cozinhas e restaurantes, eu decido trazer, mais do que nunca, os sabores nacionais. É bom provar outros sabores e tradições, mas também é bom mantermo-nos fieis ao que é nosso. A alheira de Mirandela é daqueles pratos que é tão antigo que já faz parte da nossa cultura, das nossas raízes. Não há nada melhor que partilhar esta receita que encontrei, alheira de Mirandela assada no forno com batata, esparregado e presunto.

Receita de alheira de Mirandela

Ingredientes:

-2 alheiras trasmontanas de fumeiro

-Sal q.b.

-500 gr batatas

-Azeite q.b.

 

Preparação:

Comece por escaldar as alheiras durante aproximadamente um minuto em água ferver.

Entretanto coza as batatas na água onde escaldou as alheiras. Coza-as durante 5 minutos.

Num tabuleiro adicione um pouco de azeite no fundo, as alheiras e as batatas e leve ao forno durante aproximadamente 20 minutos a 180 graus.

A meio do tempo vire as alheiras.

Quando as alheiras estiverem assadas e as batatas levemente douradas, retire do forno.

A receita tradicional acompanha com batatas fritas e ovo estrelado, mas neste caso o acompanhamento foi batata assada, presunto, esparregado e salpicada com salsa.

 

Por falar em pratos tradicionais, veja aqui a receita das tigeladas.


Related Posts

Receita de alheira com arroz de grelos

Receita de alheira com arroz de grelos

Não precisa de procurar mais: esta alheira com arroz de grelos é a receita perfeita para este fim de semana! Ora em pleno mês em que se celebra a portugalidade, o que seria obrigatório apresentar neste blog? Uma receita que seja nacional a 100%. No […]

Alheira de Mirandela, a receita (quase) tradicional

Alheira de Mirandela, a receita (quase) tradicional

Prepare uma receita típica portuguesa: fique com esta alheira de Mirandela! Numa altura em que os sabores do mundo invadem as cozinhas e os restaurantes, decido trazer, mais do que nunca, os sabores nacionais. É bom provar outros sabores e tradições, mas também é bom […]