Esta não é uma gelatina qualquer, é uma gelatina recheada de frutas. Acho que temos de ser originais na cozinha e assim que vi esta receita adorei a ideia. Este tipo de gelatina quase dá pena de comer de tão bonita que fica em cima de uma mesa. As frutas dão-lhe um aspeto divertido, colorido, fresco e combinam na perfeição com esta altura do ano.

Receita de gelatina recheada de frutas

Ingredientes:

– 5 copos de água

– 1 chávena de leite

– 1/4 chávena de açúcar granulado

– 3 saquetas de gelatina

– 1 gema de ovo

– Frutas à sua escolha (morangos, uvas, abacaxi)

– 1 colher de sopa de amido de milho

– 1 colher de sopa de extrato de baunilha

 

Preparação da gelatina:

Comece por colocar ao lume uma panela com o conteúdo das saquetas de gelatina e as 5 chávenas de água. Mexa bem até que a gelatina esteja completamente dissolvida. Em seguida, retire a panela do lume e deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Enquanto gelatina arrefece, prepare a fruta que vai utilizar. Para fazer isso, basta lavá-la e cortá-la em pedaços. Se quiser, pode usar algumas frutas enlatadas. Deve utilizar bastante fruta.

Quando a gelatina estiver fria, basta colocá-la no molde juntamente com as frutas já preparadas.

Em seguida, coloque o molde no congelador enquanto prepara o resto da receita.

 

Preparação do molho de baunilha:

Coloque um copo de leite num tacho pequeno e leve a lume médio para aquecer. Quando estiver quente, adicione 1/4 de chávena de açúcar e mexa.

Após o açúcar ficar bem dissolvido, adicione a gema de ovo. Continue com o lume médio, mexendo bem para que tudo fique bem misturado.

Em seguida, adicione a baunilha e 1 colher de sopa de amido de milho. Mexa bem para incorporar.

Retire do lume e leve para o frigorífico para arrefecer um pouco.

Por esta altura a gelatina com as frutas já deve estar bem firme, por isso pode desenformá-la. Coloque-a num recipiente para servir e derrame o molho de baunilha por cima da gelatina. Este molho é opcional, mas acrescenta-lhe um sabor mais doce.

 

Gostou desta receita de gelatina recheada de frutas? Veja também a receita de pudim de laranja aqui.

(Visto 1.080 vezes)

Comentários