Que o teu alimento seja o teu medicamento

Que o teu alimento seja o teu medicamento

“Que o teu alimento seja o teu medicamento” já foi dito há muitos e muitos anos por Hipócrates (460-377 a.C.), pai da medicina.

Refletindo nesta frase concluímos que a alimentação tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida, sendo muito importante ter uma alimentação saudável e adequada ao nosso estilo de vida.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares pode provocar graves problemas de saúde. Contudo, é importante ficarmos com uma ideia, não existem alimentos maus, apenas má alimentação! Quero com isto dizer que não é necessário deixar de comer determinados alimentos para ter uma alimentação saudável, apenas fazer a combinação certa, na quantidade adequada e adotar algumas regras no seu dia-a-dia. Pequenas alterações na sua rotina diária e nos seus hábitos alimentares podem fazer toda a diferença e melhorar significativamente o seu bem-estar.

Experimente começar por saborear o que como e comer o que lhe dá prazer, e quando parar de sentir prazer, pare de comer. Muitas vezes comemos por impulso e não saboreamos os alimentos que ingerimos. Quando saboreamos realmente o que comemos podemos descobrir que gostamos de facto daquilo que pensávamos gostar.

Saborear realmente a comida que ingerimos torna mais fácil preferir alimentos apropriados em quantidades adequadas e abandonar os alimentos não aconselháveis.

Não se esqueça que ao investir numa alimentação saudável esta a investir na sua saúde e que manter um estilo de vida saudável requer, além de saber comer, comportamentos que favoreçam o seu equilíbrio, bem-estar físico e psicológico.

Texto por: Dra. Andreia Santos


Related Posts

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Atenção: estes quatro alimentos aumentam a sensação de fome!

Sabia que estes ingredientes aumentam a sensação de fome? Por vezes, no final de uma refeição, é dominado por uma sensação estranha e acha que, na verdade, até fica com mais fome do que tinha no começo? De facto, existem ingredientes que não só o […]

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Nunca aqueça estes 4 alimentos, no micro-ondas!

Estes 4 alimentos devem ficar bem longe do micro-ondas… Saiba porquê! Pela falta de tempo ou, simplesmente, por preguiça, quantas vezes não aquece o seu almoço ou jantar, no micro-ondas? É da maneira que também evita o desperdício alimentar, certo? No entanto, sabia que existem […]