Creme de água do Manuel Luís Goucha

Creme de água do Manuel Luís Goucha

Parece leite creme, mas é um creme de água à Manuel Luís

Manuel Luís Goucha estreou-se na televisão com um programa de culinária para crianças, estávamos em 1984. O “Gostosuras e Travessuras” foi um sucesso! O apresentador adora comer, provar novos pratos de culturas e povos diferentes, mas tem um gosto particular pela doçaria e o seu gosto pela culinária fê-lo autor de diversos livros relacionados com o tema. E, por isso, hoje trago-lhe uma receita de creme de água que pode encontrar no livro do Goucha!

Receita de creme de água queimado
Ingredientes:

– 1 litro + 7,5 dl de água
– 12 gemas
– 200 gr de farinha
– 400 gr de açúcar
– Flores de laranjeira q.b.
– 1 pauzinho de canela
– 1 pedacinho de casca de limão

Preparação:

Leve um litro de água a ferver com o pauzinho de canela, a casca limão e uma mão cheia de flores de laranjeira. Deixe ferver por uns breves minutos e deixe repousar durante uns dez minutos.
Entretanto, bata as gemas com o açúcar e a farinha. Junte os 7,5 dl de água restantes (esta deve estar a uma temperatura tépida). Mexa bem. Se quiser, pode substituir a quantidade indicada de farinha por metade de farinha com metade de Maizena. Coe a água fervente e junte à mistura de gemas, mexendo sempre.
Leve o preparado de gemas a lume brando e, sem parar de mexer, deixe espessar.
Retire do lume, coe por um passador de rede fina e distribua o creme por taças individuais.
Deixe arrefecer.
Mantenha no frigorífico até ao momento de servir. Nessa altura, polvilhe de açúcar e queime com um maçarico de cozinha ou ferro em brasa.

Gostou desta receita do Manuel Luís Goucha, então veja aqui a da Leonor Poeiras que também vai gostar!


Related Posts

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Gaspacho: um prato fresco para os dias quentes que estão a chegar!

Bem apetitosa! Assim é esta receita de gaspacho! Se há coisa com a qual eu concordo é que as receitas se devem adaptar às estações. Por exemplo, durante o inverno, as sopas quentes são uma das minhas entradas favoritas para preparar e partilhar com aqueles […]