Receita de cherne de fricassé

Receita de cherne de fricassé

Este fricassé é bom com qualquer peixe, mas é uma delícia com cherne!

Sabe o que é fricassé? Aposto que sim! É aquele molho de ovos e limão. Mas sabia que noutras partes do mundo quer dizer outras coisas? Eu não fazia ideia!
Descobri há pouco tempo que no Brasil e na França significa guisado com molho branco e noutros países é um molho, mas que não leva ovos.

Com tanta explicação, consegue adivinhar se a receita de fricassé que trago hoje é portuguesa? É sim senhora!

Receita de cherne de fricassé
Ingredientes:

– 500 gr de cherne
– 2 colheres (de sopa) de manteiga
– 1 cebola
– 2 gemas
– sumo de limão q.b.
– água q.b.
– sal q.b.
– pimenta q.b.
– salsa q.b.

Preparação:

Comece por retirar as peles e as espinhas do peixe e corte-o em filetes. Tempere com sal, sumo de limão e um bocadinho de pimenta.
Entretanto, coloque num tacho a cebola picada e a manteiga e leve ao lume. Junte o peixe, quando a cebola já estiver mole, e deixe refogar lentamente. Se for necessário, retifique os temperos.
Acrescente algumas colheres de sopa de água para aumentar o molho.
Quando o peixe estiver pronto, retire do lume, coloque num prato e tape para que se mantenha quente.
Agora, bata as gemas com o sumo de limão e junte o molho que ficou da cozedura do peixe para que engrosse, sem ir ao lume.
Por fim, pique a salsa para o molho e espalhe-o bem quente sobre o peixe.

Até que esta receita não foi muito difícil. E o melhor é que a podem adaptar para qualquer tipo de peixe e até de carne pois existe fricassé de tudo!

Se gostou desta receita porque é fã de peixe com molho, que tal sair um bocadinho da sua zona de conforto e experimentar a receita que deixo aqui de pescada com molho de tomilho e esparguete? É uma maravilha!!


Related Posts

Caril de peixe e camarão

Caril de peixe e camarão

Que receita maravilhosa: um caril de peixe e camarão! Não posso negar que a gastronomia portuguesa tem um lugar cativo no meu estômago. Mas, uma vez ou outra, gosto de dar oportunidades à culinária de tantos outros países… como a Índia, porque não? Afinal, é […]

Papelote de pescada

Papelote de pescada

Fã de receitas frescas com peixe? Não pode perder este papelote de pescada! Não sei se acontece o mesmo consigo, mas sempre que chegamos àquela altura do ano em que as nuvens dão lugar ao sol e ao calor, eu só penso em preparar receitas […]