Pão, normal ou integral?

Pão, normal ou integral?

Sabe qual é o melhor pão para a saúde?

Ás vezes, dou por mim a pensar “será que é o pão que engorda ou aquilo que colocamos lá dentro?”, “será que nos dizem a verdade e o integral é melhor que o normal?”. Para esclarecer todas as minhas dúvidas fui falar com quem percebe do assunto.

Como é feito de cereais, está na base da pirâmide dos alimentos, tendo uma grande importância na nossa alimentação. Além disso, vai libertando o açúcar lentamente no sangue, provocando uma sensação de saciedade mais prolongada.

Apesar de terem calorias semelhantes, o pão normal perde para o integral por ser menos rico em termos nutricionais. Isto acontece porque o pão mais escuro é feito com farinhas menos processadas que retêm mais nutrientes bons para a saúde.
Outra vantagem do integral em relação ao branco, é que este é rico em fibras que ajudam a um melhor funcionamento dos intestinos e a uma saciedade mais prolongada.

Em média, uma fatia de qualquer tipo de pão tem cerca de 125mg de teor de sódio. O ideal é reduzir essa quantidade para 5 gramas de sódio por dia (12g de sal).
Por norma, a quantidade de colesterol presente no pão é muito reduzida (5mg/100g), mas este teor aumenta sempre consoante aquilo que é colocado lá dentro.

Verifique sempre os rótulos dos produtos, não há nada como compará-los para perceber qual acaba por ser o melhor para si!

De qualquer das formas, não deve evitar o consumo de pão branco. Se tiver uma máquina para o fazer em casa, é sempre melhor que comprar do industrial. Com estas máquinas pode fazer o pão com a farinha que preferir e sem abusar no consumo de sal.

Se gostou deste tipo de informação, veja aqui o que engorda menos, a massa ou o arroz!


Related Posts

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Bifanas no pão à moda de Vendas Novas: simplesmente deliciosas!

Vai ter tanta vontade de repetir muitas e muitas vezes estas bifanas no pão à moda de Vendas Novas! Não há dúvidas de que o Alentejo é uma região rica em sabores, uns que conseguem ser mais irresistíveis mais do que outros! Um pouco para […]

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Massa mãe: um fermento caseiro, natural e saudável para fazer o seu pão!

Após muitos pedidos, apresento a minha receita de massa mãe! Não podia haver dia mais apropriado – o Dia da Mãe – para apresentar a receita de hoje! Afinal, essa simples palavra – com três letrinhas apenas, mas com todo o significado – dá o […]