5 Problemas de pele no verão

5 Problemas de pele no verão

Proteja-se e evite estes problemas de pele no verão

No verão estamos mais expostos aos elementos naturais, vamos para a praia em fato de banho e temos sempre o corpo de fora. Como a ideia é ganhar uma corzinha, acabamos por correr alguns riscos de sofrer com problemas de pele no verão que podem muito bem ser evitados.

O tempo de férias e a vontade de aproveitar o sol ao máximo leva-nos a cometer alguns erros que nos prejudicam e que até são bastante fáceis de corrigir!

Escaldão

É uma queimadura que resulta da exposição à radiação ultravioleta. O ideal é evitar a exposição ao sol entre as 11h00 e as 16h00 e aplicar sempre protetor solar.
Para não correr riscos, o protetor deve ser aplicado 20 a 30 minutos antes da exposição solar. Esta primeira aplicação deve ser feita em casa, sem qualquer roupa, e deve aplicar-se uma camada generosa que se espalha de forma homogénea por todo o corpo.

Couro cabeludo estalado

Vários fatores como a poluição, o stress, ou ainda, os cuidados demasiado agressivos podem aumentar a sensibilidade do couro cabeludo. A exposição excessiva ao sol pode originar escaldões no couro cabeludo e tornar-se uma fonte de prurido e irritações.
É fundamental proteger esta zona porque a pele do couro cabeludo é extremamente sensível aos raios solares. Como é difícil colocar protetor solar onde existe cabelo, deve usar chapéu para evitar queimaduras.

Pitiríase versicolor

Este problema consiste no aparecimento de manchas brancas ou castanhas no tronco, pescoço e braços. São manchas geradas por uma levedura da flora cutânea habitual.
Para evitar este tipo de problema de pele no verão, não partilhe toalhas nem peças de vestuário.

Miliária rubra

São pequenas bolhas que aparecem em grandes quantidades acompanhadas de um prurido. Normalmente estão associados à intensidade do calor e ao aumento do suor. Para tentar evitar o seu aparecimento e desenvolvimento, refresque a pele com frequência.

Dermatite berloque

Quando aparecem manchas castanhas na zona cervical e da mandíbula. Neste caso, não use perfume diretamente na pele quando vai expor-se ao sol.

Agora que já conhece os problemas de pele mais comuns do verão, está na hora de se proteger e visitar umas das minhas cinco parias fluviais de eleição. Aqui ficam as minhas dicas!


Related Posts

Tomates recheados com atum: um petisco fresco e rico em sabor!

Tomates recheados com atum: um petisco fresco e rico em sabor!

Acredite: os seus amigos não vão resistir a esta receita de tomates recheados com atum! Receber os amigos em casa é uma animação e só nos faz é bem. E, para essas ocasiões especiais, especialmente no final do verão, não há nada como preparar um […]

Papelote de pescada

Papelote de pescada

Fã de receitas frescas com peixe? Não pode perder este papelote de pescada! Não sei se acontece o mesmo consigo, mas sempre que chegamos àquela altura do ano em que as nuvens dão lugar ao sol e ao calor, eu só penso em preparar receitas […]