Bebe café após o almoço? Tenho uma má notícia para a sua saúde

Bebe café após o almoço? Tenho uma má notícia para a sua saúde

Optar pelo café após o almoço impede a absorção completa de nutrientes

Muitos de nós bebemos café ao longo do dia para despertar completamente ou então para conviver com aqueles de quem mais gostamos. Mas também há quem prefira especificamente um café após o almoço para fazer uma boa digestão. Antes de dormir, porque… ora, porque sim?! Mesmo que possa demorar um pouco mais para “pegar no sono”! Não há horário certo para a maioria das pessoas que consome diariamente esta bebida, sem qualquer discrição. Apenas pelo grande prazer de tomar uma boa chávena de café.

Mas será que isso faz bem para a saúde? Se se preocupa com a sua alimentação e deseja ser uma pessoa realmente saudável, está em tempo de saber como e quando beber um café sem que ele se torne um vilão na sua vida.

A verdade é que nem todas as horas são boas para beber café. Por exemplo, eu já sabia que não se deve optar por esta bebida à noite ou com o estômago vazio. Mas quem diria que beber um cafezinho após o almoço também seria um atentado para a nossa saúde?

Imagine que acabou de comer no almoço (ou no jantar) um prato lindo e bastante nutritivo. Proteínas, hidratos de carbono, fibras, aminoácidos. Tudo o que o seu corpo precisa para funcionar perfeitamente e manter-se saudável.

Então, logo em seguida vem aquele velho hábito de todo o “santo” dia: após a refeição, uma chávena de café. Pequena. Porque não?

Novos estudos revelaram que o café possui propriedades que impedem a absorção completa dos nutrientes que acabou de ingerir. Todo o cálcio, ferro, cobre, zinco e vitaminas presentes nos alimentos são inibidos pela bebida que não permite que o corpo os absorva plenamente.

Ou seja, toda a sua refeição saudável vai por água abaixo, enquanto coa o seu delicioso café.

Não é uma questão de vetar a bebida ou transformá-la em inimiga da saúde. É uma questão de saber os horários apropriados para apreciar um bom cafezinho. E os especialistas recomendam a sua ingestão pelo menos duas horas antes das refeições. Bem como duas horas depois de se alimentar.

Assim é possível obter o melhor dos dois mundos: absorver os nutrientes das refeições e apreciar um bom café sem que ele prejudique a sua saúde.

Lembro ainda que é preciso evitar a bebida antes de dormir, porque os cientistas já atestaram que a cafeína interrompe a ação da melatonina, a hormona responsável por “mandar” o nosso corpo ir dormir e induzir o nosso sono.

Segundo um artigo publicado pelo jornal britânico Daily Mail, a melatonina manda uma mensagem ao nosso cérebro tanto para acordar, quanto para ir dormir. A produção dela no nosso corpo aumenta duas horas antes de a mensagem ser enviada.

Então, a mesma regra do almoço e do jantar fica também para a hora de dormir. Pelo menos duas horas antes! Depois disso, a bebida pode prejudicar o seu sono.

Tudo na vida é baseado no equilíbrio e, portanto, com o consumo do café não seria diferente.

Por exemplo, os pesquisadores da Universidade de Bristol mostraram que beber café, de facto, ajuda as pessoas a trabalharem de uma maneira mais eficiente.

Mas o recomendado por dia são no máximo até quatro chávenas ou 500 mg de cafeína. Quantidades maiores do que essa podem irritar a mucosa do estômago e agravar problemas de saúde para quem sofre de gastrite e refluxo.

As pesquisas também indicam que o uso indiscriminado da bebida pode causar abortos e também está associado a doenças como artrites reumatoides.

Sabendo dosar a quantidade e os melhores horários, não faz mal nenhum. E é até recomendado para levantar um pouco o nosso ânimo.

Afinal de contas, quem não gosta de um bom e tradicional cafezinho?

Como alternativa ao café, experimente fazer a digestão do almoço com uma bebida exótica (mas muito saborosa) ou então com uns chás que ainda são excelentes para quem tem diabetes.


Related Posts

Receita de brownies de café

Receita de brownies de café

Atenção, atenção: esta receita de brownies de café é MUITO viciante! Estamos prestes a entrar em abril, o bom tempo vai-se instalando, as praias começam a ficar ocupadas por toalhas e chapéus de sol… Para tudo estar mais perfeito ainda, só mesmo com receitas que […]

Brigadeiros de café

Brigadeiros de café

Atenção, muita atenção: esta receita de brigadeiros de café é altamente viciante! Muito mais do que uma bebida que nos aquece nos dias mais frios (sendo melhor não saboreá-la após o almoço…), o café é um ingrediente que também rende acompanhamentos e ainda doces que […]