É por isso que deveríamos comer chocolate todos os dias

É por isso que deveríamos comer chocolate todos os dias

Consumir chocolate todos os dias traz saúde para o cérebro

Não posso negar: como chocolate todos os dias! Aliás, este ingrediente tem uma presença constante nas minhas receitas. Adoro provar um pedacinho deste doce para descontrair após um dia intenso de trabalho, além de reconhecer as importantes (e muitas) vantagens do chocolate para a nossa saúde.

Aliás, sobre esse assunto, há uma novidade que não podia deixar de partilhar consigo: uma equipa de pesquisadores italianos analisou uma série de estudos, observando especificamente o que acontece com o cérebro de uma pessoa logo depois do consumo dos flavonoides do cacau.

Parece que o consumo regular de cacau, além de aumentar a memória e a função cognitiva a curto prazo, também ajuda a proteger contra o declínio cognitivo à medida que envelhecemos. Sendo assim, o chocolate pode ser um alimento excelente para o nosso cérebro.

Antes de mais, tenho de deixar claro de que estou a falar de chocolate rico em cacau e não daqueles que quase não têm esse ingrediente.

A verdade é que comer os flavonoides do cacau faz com que haja um aumento no fluxo sanguíneo em partes importantes do cérebro, melhorando a memória, a capacidade de atenção e até a velocidade do processamento de imagens visuais.

Nos estudos feitos em adultos jovens e saudáveis, os efeitos eram mais leves: somente testes cognitivos exigentes foram capazes de notar os benefícios.

O que mais surpreendeu os pesquisadores foi descobrir que comer chocolate regularmente melhora significativamente o desempenho do cérebro em adultos mais velhos, que já sofrem de declínio cognitivo leve.

“Se analisarmos o mecanismo subjacente, os flavonoides do cacau têm efeitos benéficos para a saúde cardiovascular e podem aumentar o volume sanguíneo cerebral no hipocampo. Esta estrutura é particularmente afetada pelo envelhecimento e é, portanto, a fonte potencial de declínio da memória relacionada à idade nos seres humanos”, afirmaram as autoras do estudo, Valentina Socci e Michelle Ferrara, da Universidade de L’Aquila.

O estudo ainda afirmou que os flavonoides do cacau podem ser usados como “uma nova ferramenta interessante para proteger a cognição humana” e para tratar de diferentes tipos de declínio cognitivo, da privação de sono ou de um declínio natural da cognição na velhice.

O único fator que devemos temer é o açúcar e o leite adicionados no chocolate. Por isso, a melhor escolha para preparar uma receita deliciosa é o chocolate amargo.

Se gosta mesmo de surpreender família e amigos com uma sobremesa criativa, que tal juntar chocolate com pimenta ou com banana? Ideias não faltam para utilizar este ingrediente diversas vezes e viver com mais saúde!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Bolo húmido de chocolate: esta é a minha receita preferida!

Bolo húmido de chocolate: esta é a minha receita preferida!

Delicioso e fofo: assim é esta receita do meu bolo húmido de chocolate preferido! Amo chocolate, então este bolo… Esta receita de bolo húmido de chocolate é maravilhosa. Uma delícia impossível de parar de comer. Receita de bolo húmido de chocolate Ingredientes: – 300g de […]