Hoje é Dia de Todos os Santos

Hoje é Dia de Todos os Santos

Sabe como surgiu o Dia de Todos os Santos?

Já passámos o Halloween, já fomos a várias festas do dia das bruxas e até comemos pizzas de abóbora e panquecas de Halloween. Agora sabe bem ter um feriado para descansar… Mas será que sabe porque é que hoje é feriado? E porque é que este dia se chama Dia de Todos os Santos?

O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 1 de novembro.

Este dia honra todos os santos conhecidos e desconhecidos, que são honrados ao longo do ano, já que era difícil arranjar um dia para cada um deles. Neste dia também se celebra, por antecipação, o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

Para quem não sabe, este dia começou a ser celebrado no século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé.
E foi o Papa Gregório III, no século VIII, que dedicou uma capela a Todos os Santos e que ordenou que a data fosse celebrada a 1 de novembro.

Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas costumam ir visitar os cemitérios onde têm os seus entes queridos e deixar flores nas campas, para os recordar e homenagear!

Como este é um feriado nacional, vamos todos descansar e celebrar quem tanto gostamos!


Related Posts

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Queijo: eis 3 factos curiosos que poucos conhecem!

Quase ninguém conhece estas curiosidades sobre o queijo… A 3.ª é surpreendente! Sem dúvida que o queijo é um dos ingredientes mais recorrentes, na minha culinária. E para todas as ocasiões! Desde petiscos, para as entradas, a um prato principal mais leve… ou outro mais […]

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Descubra três curiosidades sobre sardinhas que quase ninguém conhece!

Apresento-lhe três curiosidades pouco conhecidas sobre sardinhas… A primeira é bastante interessante! Como o tempo passa! Num piscar de olhos, já estamos em junho! E a que sabe este mês? A verão, a dias longos e, claro, a sardinhas! Elas são as estrelas de um […]