Como fazer iogurte grego caseiro

Como fazer iogurte grego caseiro

O iogurte grego também pode ser feito em casa

Quem é que não gosta de iogurte? Provavelmente toda a gente gosta e já come desde criança, por isso está bem familiarizado com o alimento. Mesmo que vão surgindo novos tipos de iogurte e várias receitas que se conseguem fazer, as temos sempre tendência a usar os iogurtes de compra. Seja para fazer lanches saudáveis, para experimentar um novo bolo de iogurte ou, até mesmo um gelado caseiro! O que nunca nos lembramos é que dá para fazer iogurtes em casa. E hoje trago uma receita de iogurte grego caseiro.

Receita de iogurte grego caseiro
Ingredientes:

– 2 litros de leite
– 1 embalagem de iogurte natural
– Essência de baunilha a gosto
– Adoçante ou açúcar a gosto (opcional)

Preparação:

Reserve meia chávena de leite. Leve o restante leite ao lume até começar a levantar fervura na lateral da panela. Desligue o lume e deixe arrefecer.
Misture o iogurte com o leite reservado, mexa bem e adicione ao leite quente, mexendo bem. Transfira para um recipiente de vidro com tampa.
Envolva o recipiente com um pano ou uma toalha bem grossa e coloque no forno desligado ou numa caixa térmica, deixe por 10 horas.
Coloque um pano limpo dentro do escorredor ou peneira e coloque outro pote em baixo para que o soro escorra.
Dentro do escorredor, coloque o iogurte bem tapado deixe escorrer dentro do frigorifico, por umas 4 a 5 horas. Quanto mais deixar escorrer, mais encorpado o iogurte fica.
Coloque noutro recipiente e adicione a essência de baunilha e o adoçante, mexa para ficar cremoso.

Sirva com frutas, cereais, mel ou granola, ou opte por usá-lo para fazer um parfait!


Related Posts

Frango em cama de vegetais: um prato saudável… e cheio de sabor!

Frango em cama de vegetais: um prato saudável… e cheio de sabor!

Quer uma receita leve e saudável para o verão? Acabou de encontrar! Fique com este frango em cama de vegetais! Meus amigos, a receita que vos trago hoje não é saudável… ela é mesmo muito saudável! É que não há um único ingrediente que não […]

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Sopa de tomate e hortelã: para quem é fã de uma boa sopa!

Prepare-se: esta sopa de tomate e hortelã vai dar um novo sentido ao seu paladar! Abril, águas mil. Tal e qual como afirma a expressão popular. Mas se os dias de abril também trouxerem um pouco de frio, não deixe de visitar este blog, onde […]