Dia nacional da língua gestual portuguesa

Dia nacional da língua gestual portuguesa

O dia da língua gestual diz-me muito!

O objetivo de comemorar este dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas. E este dia diz-me bastante!

Quando era miúdo e a minha mãe trabalhava até tarde, deixava-me com uma vizinha que tem surdez profunda. Eu adorava ir para casa dela e passar as minhas tardes ali, mas sempre tive uma dúvida… Como é que ela sabia a que horas acordar para ir para o trabalho, já que não consegue ouvir o despertador?

Acabei por perguntar à minha mãe e ela explicou-me que a nossa vizinha tinha uma espécie de relógio biológico muito apurado e que costumava acordar naturalmente perto das 7.30h da manhã. Mas, se por acaso acordasse mais cedo, por algum motivo, já não voltava a deitar-se com medo de não acordar a tempo.

A pensar nisso, este ano, encontrei o presente de natal ideal para lhe oferecer. Descobri um despertador próprio para surdos que tem uma luz intensa e que ainda se pode colocar debaixo da almofada para que vibre e acorde quem tem de ir trabalhar!

Espero ajudá-la a chegar sempre a horas ao trabalho e, ao mesmo tempo a ganhar uma boa rotina de sono onde consegue dormir profundamente!