Não termine 2017 sem provar este bolo de frutos!

Nestas festas, tomei a decisão de unir “o saboroso ao saudável” e preparar receitas com ingredientes que sabem bem… e fazem ainda melhor! Os frutos secos são disso um bom exemplo. Lembra-se quando fiz aqueles bolinhos de frutos e amêndoas? Agora, apresento outro bolo de frutos. Existem diferenças, mas o sabor é sempre delicioso!

Bolo de frutos
Ingredientes:

– 200 gr de manteiga
– 200 gr de açúcar mascavado
– 3 ovos
– 1 cálice de vinho do Porto
– 200 gr de farinha
– 1 colher de sobremesa de fermento em pó
– 200 gr frutos cristalizados cortados miudamente
– 200 gr de frutos secos
– 1 colher de sobremesa de canela em pó
– 3 colheres de sopa de mel de cana

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Num recipiente bata a manteiga e o açúcar até obter um creme. Junte os ovos e o vinho do porto e continue a bater.
Num recipiente à parte misture o fermento com a farinha. Junte-os ao creme de manteiga e bata um pouco mais. Acrescente o mel de cana e continue a bater.
Adicione os frutos cristalizados e secos, previamente misturados num pouco de farinha, e envolva tudo muito bem.
Verta o preparado numa forma de bolo inglês, previamente untada e forrada de papel vegetal, também ele untado.
Leve ao forno e deixe cozinhar por uma hora. Quando a superfície do bolo estiver dourada, tape a forma com papel de alumínio, para não queimar, e deixe o bolo continuar a cozer testando com um palito. Decore a gosto com massa pão por exemplo.

Uma sopa de abóbora como entrada, um strogonoff de porco como prato principal e este bolo como sobremesa: não é uma forma fantástica de entrar em 2018?

(Visto 193 vezes)

Comentários