Neste bolo-rei, os frutos secos são biológicos!

Há quem comece o ano com uma lista extensa de resoluções. Pois eu decidi ir contra a corrente e tomar uma série de resoluções neste final de ano! Tenho feito de tudo para aproveitar um período de festas que respire Natureza por todos os lados e que esteja repleto de pratos saudáveis, preferindo, por exemplo, doces sem um único vestígio de açúcar, nem de glúten. Como é lógico, o bolo-rei não podia passar ao lado desta alimentação que faz bem ao corpo. Por isso, apresento-lhe a um bolo-rei vegetariano! É bom e faz bem!

Receita de bolo-rei vegetariano
Ingredientes:

– Frutos secos biológicos (nozes, pinhões, avelãs, sultanas, etc…): 200 g
– Sal integral: 1 colher de chá
– Vinho do Porto: 1 cálice
– Leite de amêndoas: 250 ml
– Fermento de padeiro: 20 g
– Açúcar mascavado: 100 g
– Margarina vegetal para cozinhar: 200 g
– Ovos de agricultura biológica: 4+1 (para pintar o bolo)
– Farinha de trigo integral: 1000 g
– Xarope para a cobertura (opcional)
– Açúcar branco: 100 g
– Água: 150 ml
– Frutas cristalizadas para decorar: 50 g
– Açúcar em pó q.b.

Preparação:

Junte todos os ingredientes da massa, com exceção dos frutos, tendo o cuidado de dissolver previamente o fermento no leite.
Amasse esta massa à mão, de preferência sobre uma bancada, durante algum tempo. Para que fique bem amassada, deve estar consistente, mas maleável.
Faça uma bola com o preparado, acondicione-o num recipiente grande, envolvendo a bola com farinha. Desenhe 3 cruzes na superfície da massa e tape o recipiente com um cobertor. Guarde em lugar quente até a massa levedar e adquirir o dobro do volume (mínimo: 1h30min).
Adicione os frutos secos e dê a forma ao bolo. Deixe descansar durante cerca de 30 min. sobre o tabuleiro, antes de ir ao forno.
Pinte o bolo com um ovo batido e leve a cozer no forno em lume brando (200-220ºC) até ficar dourado.
Opcionalmente, faça um xarope dissolvendo o açúcar em água morna, com o qual se cobre o bolo. Decore com a fruta cristalizada e polvilhe com o açúcar em pó.

Sem dúvida que esta é uma forma mais saudável de manter a tradição do bolo-rei! Se está à procura de mais receitas de bolos que fazem tão bem quanto sabem, é obrigatório que conheça este bolo de maçã!

(Visto 83 vezes)

Comentários