2018: o ano em que 10 feriados se podem tornar em 33 dias de descanso!

2018: o ano em que 10 feriados se podem tornar em 33 dias de descanso!

Com um bom planeamento, os 10 feriados de 2018 podem oferecer-lhe o seu triplo de dias de descanso

Os dias de 2018 estão quase cá e trazem, com eles, mais uma leva de feriados. Sendo um motor de busca de milhares de sites de agências de viagens e companhias aéreas, a momondo tem a tradição de mostrar, no começo de todos os anos, aquele fim-de-semana prolongado para a perfeita escapadela de três dias com que tanto sonha. Com ponderação, os 10 feriados nacionais podem tornar-se em 33 dias de pausa. Veja como.

1. Janeiro: Feriado do Dia de Ano Novo – 3 dias de férias

Se as resoluções de ano novo são importantes para um recomeço cheio de energia e novas ideias, então todos merecem uma passagem de ano à medida. Viaje até à Ilha da Madeira e veja com os seus próprios olhos um dos maiores espetáculos de fogo-de-artifício da época. Aproveite o fim-de-semana prolongado!

Não desvie a atenção do céu e celebre o novo ano em pleno oceano Atlântico, aproveitando tudo à grande… e à portuguesa. Infelizmente a boa vida termina na terça-feira.

2. Março e Abril: Feriado da Sexta-feira Santa e da Páscoa – 3 dias de férias

A boa notícia é que passados dois meses regressa mais um fim-de-semana prolongado: de 30 de março a 1 de abril. Na altura da Páscoa, a Europa ainda se está a decidir entre as temperaturas mais frescas ou amenas, por isso é preferível jogar pelo seguro.

Madrid mostra-se como o destino perfeito para pisar a Puerta del Sol enquanto come um pacote de amêndoas de chocolate. Inspire o cheiro que sai das pastelarias das ruas madrilenas e passeie pelo Parque do Retiro, a Praça Cibeles e o Museu do Prado.

3. Abril e Maio: Feriado do 25 de abril (dia da Liberdade) e do dia do Trabalhador – 7 dias de férias

Use 3 dias de férias entre dia 25 e 1 de maio e descanse uma semana completa. Nesta altura já poderá gozar dos primeiros raios de sol quentes e, por isso, o que melhor do que uma viagem de carro à descoberta?

Pode passar pela Comporta, Alcácer do Sal, conhecer Santiago do Cacém ou até ir a Sines. Fotografe a Costa Vicentina e sinta o calor seco de Évora. Entre dezenas de opções de turismo rural, difícil será escolher.

Esta é a altura ideal para descansar do trabalho que já se anda a acumular desde o início do ano.

4. Maio e Junho: Feriado do Corpo de Deus – 4 dias de férias

Esta sexta-feira, 1 de junho, vai mesmo querer tirar. Já poderá aproveitar o sol e o calor, por isso que tal aproveitar estes 4 dias de maio para conhecer o Norte do país?

Perca-se no horizonte do Douro e desfrute do ar puro ao longo das encostas desenhadas com ramas de videiras e embarque num dos cruzeiros pelo rio.

Pondere ficar no Douro Royal Valley Hotel: passar quatro dias num lugar considerado Património da Humanidade pode parecer um luxo, mas o verdadeiro privilégio é quando a relação com a natureza fica ainda mais estreita ao abrir uma garrafa de vinho com tanta luz natural a entrar-lhe pelo quarto.

5. Agosto: Feriado da Assunção da Nossa Senhora – 5 dias de férias

Costuma passar despercebido por grande parte da população se encontrar de férias, porém para quem ainda não aproveitou as suas merecidas folgas aqui fica uma ideia: tire os dias 16 e 17, quinta e sexta-feira, e faça uma viagem até Malta, no meio do Mediterrâneo. O nome do país provém de um tipo de abelha único que lá vive e, por isso, detém um mel exclusivo, sendo conhecido como a “terra do mel”.

Visite a “Blue Lagoon”, uma das maiores atrações do sítio, na pequena ilha de Comino, com um azul de o deixar a desejar por mais. Aproveite também a gastronomia com influências italianas e não se admire se ninguém trancar as portas ao sair de casa: por lá reina o respeito pelo próximo.

A cereja do topo do bolo – além dos voos com preços amigáveis – é poder pagar as compras em Euros!

6. Outubro: Feriado da Implantação da República – 3 dias de férias

Para festejar o dia da República rume a Viana do Castelo. Repleta de tradição transmontana, ruas empedradas e casas acasteladas, nesta cidade poderá desfrutar do rio Lima e de uma arquitetura renascentista, manuelina e barroca.

Não deixe de visitar a Basílica do Sagrado Coração de Jesus e de saborear a vista panorâmica. Conheça também o Santuário de Santa Lúzia e o Elevador com o mesmo nome, o Chafariz da Praça da Rainha e o Forte de Santiago da Barra. E o melhor de tudo? Como o feriado calha à sexta-feira nem precisa de utilizar dias de férias!

7. Novembro: Feriado de Todos os Santos – 4 dias de férias

Que melhor sítio para passar estes 4 dias de férias do que Praga? Conhecida como uma vitrina de arquitetura gótica, barroca e modernista, Praga vai certamente ocupar espaço na sua memória – e no seu telemóvel. Desde os centros emblemáticos de Český Krumlov e de Telč, até aos castelos de Litomyšl e Kroměříž, não deixe de partilhar as famosas cervejas tradicionais com os seus companheiros. Passeie também pelas pontes que ligam as margens do Rio Vlátva.

Basta-lhe tirar o dia 2 de novembro para fazer esta viagem maravilhosa. E não se esqueça, vá agasalhado que já começa a fazer frio.

8. Dezembro: Feriado de Natal – 4 dias de férias

Com 4 dias disponíveis para viajar no Natal o destino predilecto é… a Lapónia finlandesa. Sim, percebeu bem, nesta altura a viagem faz-se a Rovaniemi, a terra do Pai Natal. Ao chegar a este destino, na Escandinávia, vai perceber que os postais de Natal, as histórias de encantar e os filmes de domingo à noite até têm fundo de verdade. A energia natalícia e a luz esvoaçante das velas ao lado da neve vão recarregar-lhe as energias o novo ano que está quase a chegar. Existem duas coisas obrigatórias: levar muita roupa quente e, claro, não perder o fenómeno único da Aurora Boreal. O fenómeno de luz no céu anoitecido vai tornar o seu Natal ainda mais inesquecível.

Contas feitas, gasta apenas 8 dias de férias e consegue 33 dias de descanso. E a melhor parte? Ainda lhe sobram os restantes dias para aproveitar ao longo do ano. Ainda tem dúvidas? Marque já no calendário e prepare-se para todas as aventuras que 2018 traz consigo.


Related Posts

Cupcakes de canela: um doce de Páscoa surpreendente!

Cupcakes de canela: um doce de Páscoa surpreendente!

Esta receita de cupcakes de canela consegue agradar o paladar de qualquer pessoa! Também nos doces da Páscoa se aplica o velho lema de que “os olhos também comem”! Sim, não basta serem receitas fáceis de preparar. Ou cujo resultado seja irresistivelmente delicioso! Não: a […]

Bolo de flor de anis com passas e canela: um aromático bolo da Páscoa!

Bolo de flor de anis com passas e canela: um aromático bolo da Páscoa!

A sua Páscoa ganha uma nova vida com esta receita de bolo de flor de anis com passas e canela! Esqueça. A Páscoa, em termos gastronómicos, não se resume apenas a ovos e chocolate! Ou seja, há doces que dão mais sabor a esta época […]