Prepare um pão de abóbora e nozes para entrar com o pé direito em 2018!

Há vários motivos para adorar abóbora e utilizá-la em imensas receitas: o seu sabor, a cor que acrescenta em todos os pratos… Contudo, a abóbora conquista-me também pela sua versatilidade: o fruto combina com quase tudo, rendendo pratos inesquecivelmente saborosos! Por exemplo, um puré de abóbora fica mesmo bem numa tarte com canela e gengibre, entre outros ingredientes. Com a batata-doce, a abóbora protagoniza uma das minhas sopas favoritas para estes dias frios. Mesmo a fechar o ano, sugiro uma receita que mostra como este ingrediente se conjuga bem com frutos secos. É um prato que deve preparar já para a sua festa de passagem de ano: pão de abóbora e nozes.

Receita de pão de abóbora e nozes
Ingredientes:

– 3 copos de farinha para bolos
– 2 copos de açúcar
– 1 copo de puré de abóbora
– 3 colheres de chá de canela
– 1 colher de chá de sal
– 4 ovos
– 1 copo de óleo
– ½ copo de nozes picadas

Preparação:

Num recipiente, junto todos os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, a canela, o sal e as nozes picadas grosseiramente. E misturo.
Noutro recipiente junto os líquidos: o puré de abóbora, os ovos e o óleo. E bato com a ajuda da batedeira.
Junto os secos aos líquidos, e bato tudo muito bem.
Unto agora uma forma de bolo inglês, deito a mistura e levo ao forno, previamente aquecido a 180 graus, durante cerca de 50 minutos ou até que, ao espetar um palito, este saia limpo.

Se não resiste a um bom pedaço de pão, então também tem de conhecer (e provar) este pão de queijo! Ou então um pão feito de alfarroba!

(Visto 5.447 vezes)

Comentários