Será que comer muitos espinafres faz mal?

Será que comer muitos espinafres faz mal?

Comer muitos espinafres está associado a uma vida saudável… mas será que é mesmo assim?

“No meio é que está a virtude”. Entre todas as frases populares, esta é uma das minhas preferidas. Na minha opinião, tudo na vida deve ser moderado – nem mais, nem menos. E isso aplica-se à comida, como é óbvio. Olhe o caso dos espinafres: são um ingrediente importante para a saúde, ao trazer uma série de nutrientes, como a vitamina A, fibras, potássio, magnésio, cálcio, ferro… É por isso que uso tantas vezes os espinafres nas minhas receitas. Até servem para fazer bolos e tudo! Mas será que comer muitos espinafres não fará mal à saúde?

Pois, é que o problema de tudo o que é demais não é apenas enjoar. É que também pode ser prejudicial. Afinal, os espinafres têm um ácido que, sempre que é consumido em excesso, pode aumentar o risco de cálculos renais. Ou seja, comer muito espinafre é mais um exemplo de um hábito que é capaz de prejudicar seriamente os nossos rins.

Mas os efeitos desse ácido (que se chama ácido oxálico) ainda não terminaram: sabia que ele também inibe a absorção do cálcio e do ferro? A lembrar que os dois minerais são muito importantes para a saúde dos nossos ossos e ainda para o funcionamento correto do cérebro.

Por outro lado, comer muito espinafre não é mesmo nada aconselhável para todos os que têm a síndrome do intestino irritável: há um grande risco de piorar este problema de saúde. Mais uma vez, tudo se deve à elevada presença de ácido oxálico.

É por todos estes motivos que o espinafre deve ser consumido de forma moderada – tal como acontece um pouco com todos os outros alimentos. Por exemplo, os ingredientes com proteínas também têm de ter um consumo bem equilibrado.

Sem dúvida que esse equilíbrio é a chave para uma alimentação saudável!


Related Posts

Sopa de alho-francês com espinafres: dá conforto na hora da refeição!

Sopa de alho-francês com espinafres: dá conforto na hora da refeição!

Esta sopa de alho-francês com espinafres é perfeita para comer saudavelmente! Com o verão quase a chegar – e, com essa estação, os dias em que exibimos a forma física no areal -, as receitas saudáveis ganham um outro encanto, não concorda? Por exemplo, a […]

Caril de gambas com espinafres: quer experimentar?

Caril de gambas com espinafres: quer experimentar?

Esta receita de caril de gambas com espinafres é mesmo de abrir o apetite! Está pronto para mais uma receita cá das minhas? Desta vez, meti as mãos à obra para fazer esta receita de caril de gambas com espinafres. Já viu bem o aspeto […]