A gelatina emagrece ou engorda? A resposta está… aqui!

A gelatina emagrece ou engorda? A resposta está… aqui!

Uns dizem que a gelatina emagrece. Outros afirmam que ela engorda. De que lado está a verdade?

A gelatina é um ingrediente que está envolvido numa grande polémica: afinal, há quem diga que aumenta o peso, mas também há outras pessoas que juram a pés juntos que a gelatina emagrece e ainda conta com imensos nutrientes.

Quem tem razão? Eu já vou revelar tudo: depende da forma como a gelatina é preparada e da quantidade que é consumida.

Em primeiro lugar, deve-se esclarecer que a gelatina não tem elementos que nos ajudem a perder peso, mas, na verdade, pode ser um bom aliado para todos aqueles que pretendem emagrecer.

A gelatina sem açúcar é um excelente meio de beneficiar a dieta. Afinal, o estômago fica mais cheio, o que origina uma maior sensação de saciedade, sem ser necessário recorrer a mais gorduras e calorias.

Daí que seja importante consumir uma tigela de gelatina num lanche entre as refeições principais.

Porém, também pode incluir a gelatina como sobremesa, porque ajuda a saciar o apetite por doces.

Como é óbvio, é preciso estar atento aos rótulos para encontrar as gelatinas sem açúcar. Ah, e veja também as calorias e as gorduras de cada gelatina: o produto tem de ter entre 5-10 calorias por porção.

A lembrar que a gelatina é ainda um alimento repleto de água, o que é duplamente positivo: por um lado, ajuda a hidratar; por outro, auxilia na digestão das fibras.

E como esquecer do colagénio, que faz tanto pela nossa aparência? É que essa substância fortalece a nossa pele, as nossas unhas e o nosso cabelo! O que mais podemos querer?

Atenção: controle-se sempre no consumo da gelatina! E evite juntar outros ingredientes, como leite condensado: é que, nesse caso, a gelatina fica mais calórica e gordurosa.

Agora que já sabe como consumir gelatina de forma saudável, siga algumas receitas para saborear, principalmente nos dias em que o calor começa a apertar. Já conhecia este mosaico de gelatina? Ou esta, recheada de frutas?

Falando em mitos, esclareça algumas mentiras (que muito tomam como verdade) sobre o sumo de laranja. E, já agora, sobre o micro-ondas!


Related Posts

Receita de gelatina de morango: para dar as boas-vindas ao verão!

Receita de gelatina de morango: para dar as boas-vindas ao verão!

Atenção! Esta receita de gelatina de morango pode (e deve!) mesmo ser a sua sobremesa de hoje! Depois de ficarmos esclarecidos sobre os efeitos da gelatina no nosso peso, é tempo de nos dedicarmos àquilo que mais gostamos de fazer: uma bela receita! Gosta de […]

Quer evitar açúcar? Conheça 4 opções mais saudáveis para saborear um ingrediente doce!

Quer evitar açúcar? Conheça 4 opções mais saudáveis para saborear um ingrediente doce!

Eis alguns truques importantes para enganar a gulosice, quando lhe apetece comer açúcar! Não há dúvidas: a alimentação está intrinsecamente ligada à saúde. E um dos comportamentos mais inadequados que podemos ter, na hora da refeição, é abusar do açúcar. As consequências são sérias: o […]