5 hábitos prejudiciais para a nossa saúde… e que poucos conhecem!

5 hábitos prejudiciais para a nossa saúde… e que poucos conhecem!

Alguns hábitos prejudiciais do dia a dia podem trazer sérios problemas de saúde!

Por vezes, há certos comportamentos e atitudes que adotamos no dia a dia que julgamos ser inofensivos, mas que, na verdade, acabam por nos prejudicar seriamente! Ainda há pouco tempo tinha alertado para alguns hábitos que, sem darmos por isso, aumentavam o nosso peso. Sem esquecer de outros que nos prejudicam (e muito!) os rins. Agora, nada fazia prever que algumas destas coisas que praticamente todos fazemos diariamente podiam também ser hábitos prejudiciais!

1. Sentar-se com as pernas cruzadas

Tem de abandonar este hábito o mais depressa possível: afinal, alguns estudos têm provado que quando nos sentamos desta forma aumentamos a nossa tensão e a probabilidade de desenvolvermos varizes!

2. Utilizar óculos escuros de qualidade duvidosa

Alguns fabricantes pouco honestos têm o hábito de recorrer a plástico barato que não defende a nossa visão dos perigosos raios ultravioleta.

Aliás, o efeito é precisamente o oposto: perante um sol forte, esse plástico de fraca qualidade origina queimaduras na retina.

É que as nossas pupilas dilatam com os óculos escuros e, por isso, os olhos recebem o dobro de raios ultravioleta – chega a ser mais prejudicial do que não utilizar óculos.

Lembro-lhe que os raios ultravioleta a mais originam cataratas e até podem causar cancro.

3. Fazer compressas quentes

Muita gente tem este hábito para aliviar a dor. Mas ele está cheio de contraindicações!

Logo, é proibido fazer e aplicar compressas quentes perante um sangramento, inflamações agudas no abdómen (como uma apendicite), nas primeiras horas e dias após uma pancada ou lesão e numa doença oncológica.

4. Comer sem sair do trabalho

Péssimo, péssimo hábito!

Afinal de contas, as áreas de trabalho são frequentemente locais onde se acumulam bactérias que prejudicam o estômago.

5. Beber água a mais

Cada corpo tem uma necessidade específica de água. Por exemplo, aqueles que praticam mais desporto têm de beber mais água. Mas, por outro lado, quem sofre de problemas nos rins deve ter mais cuidado com a quantidade de água que costuma ingerir…

A melhor forma de controlar a água que bebe é a… sede! Ou seja, quando não tiver sede, simplesmente não beba nada, não force.

Fuja de todos estes hábitos para um dia a dia mais saudável! E não se esqueça de aplicar outros conselhos já muito conhecidos, mas que nunca é demais lembrar: desde praticar mais desporto a ter uma melhor alimentação.