Macarons de limão sem glúten e sem lactose!

Macarons de limão sem glúten e sem lactose!

Espreite esta receita de macarons de limão!

O que eu adoro os doces macarons! São um daqueles casos em que a seguir a um, vêm outros! Muitos outros! Sem dúvida que um dos meus favoritos são os macarons de limão e o melhor de tudo é que não precisamos de ir a Paris para poder saborear bons e belos exemplares.

Aliás, nem é preciso sair da nossa casa! Aprenda a fazer estes macarons de limão com esta receita que lhe apresento, que ainda conta com a grande vantagem de não ter nem um pouco de glúten, nem lactose!

Receita de macarons de limão sem glúten e sem lactose
Ingredientes:

Para o creme do recheio

– 160 g açúcar
– Raspas de limão
– 5 g amido de milho
– 3 ovos
– 110 g sumo de limão
– 235 g margarina sem leite e sem sal

Para as bolachas

– 275 g farinha de amêndoas
– 250 g açúcar de confeiteiro
– 6 e 1/2 claras
– 210 g açúcar
– Algumas gotas de corante para alimentos com a cor amarela

Preparação:

Para o creme

Prepare o creme de limão na véspera. Numa tigela, misture o açúcar e as raspas de limão.
Adicione o amido de milho e logo os ovos e o sumo de limão. Numa panela, mexendo com uma espátula, cozinhe em lume brando até ferver, para que o creme engrosse.
Retire o creme do lume. Espere cerca de 10 minutos para que pare de borbulhar e, ainda quente (60°C), adicione a margarina amolecida.
Misture tudo até que a margarina se incorpore no creme e que ele fique bem homogéneo. Reserve num recipiente bem fechado, em local fresco, por no mínimo 12 horas.

Para as bolachas

Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro na batedeira para obter um pó fino. Peneire.
Bata as 6 claras em castelo. Acrescente 1/3 do açúcar e continue a bater para dissolvê-lo. Acrescente mais 1/3 do açúcar, bata por aproximadamente 1 minuto. Por fim, acrescente o restante do açúcar e bata por mais um minuto.
Com a ajuda de uma espátula flexível, incorpore as claras em castelo à mistura peneirada de farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro. Use algumas gotas de corante e adicione a meia clara que sobrou, previamente batida.
Misture um pouco a massa. Até que se incorpore e amoleça.

Com o saco de confeiteiro com bico redondo de 10mm, disponha os pequenos macarons com 3 a 4 centímetros de diâmetro sobre uma assadeira forrada com papel-vegetal. Pré-aqueça o forno a 150°C.
Deixe os macarons descansarem ao ar livre por 10 minutos antes de levar ao forno. Asse por mais ou menos 15 minutos (até que criem uma casca).
Retire do forno e despeje um pouco de água entre a assadeira e o papel-vegetal (levante delicadamente o papel pelas pontas). A humidade e o vapor permitirão que os macarons desgrudem mais facilmente quando arrefecerem.
Deixe arrefecer. Deposite as bolachas numa travessa.
Com o saco de confeiteiro, recheie as cascas com uma bola de creme de limão feito previamente do tamanho de uma noz e cubra com outra casca.
Antes de comer, deixe-os no frigorífico por 12 horas.

Quer preparar um lanche totalmente francês? Vamos a isso! Além dos macarons, experimente fazer este crème brulée!


Related Posts

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Bolo de chocolate: uma receita tão simples… e tão deliciosa!

Este bolo de chocolate é fofinho… e é mesmo de chorar por mais! Não, nem todos os bolos de chocolate têm de ser iguais. Por exemplo, uns não têm um único grama de açúcar e farinha. Outros combinam chocolate com frutos, enquanto há bolos de […]

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Receita para o Dia dos Namorados: folhados de maçã

Esta receita de folhados de maçã é super rápida! E é cá uma maravilha… Neste ano, decidiu encher a mesa, para dois, do Dia dos Namorados, com um doce mais delicioso do que outro, mas o tempo não dá para tudo e só lhe resta […]