Batatas gratinadas: um prato de inverno… e romântico!

Batatas gratinadas: um prato de inverno… e romântico!

Confesse lá: não fica já com água na boca só de olhar para estas batatas gratinadas?

A cozinha é como a vida: dá muitas voltas… Já pensou que, ao almoço, umas batatas podem servir de acompanhamento a um bom prato de carne, mas, ao jantar, estes ingredientes podem subir ao posto de protagonistas de refeições de cinco estrelas? Há disso vários exemplos, mas hoje não resisto a apresentar esta receita de batatas gratinadas, perfeita para o jantar do Dia dos Namorados!

Receita de batatas gratinadas
Ingredientes:

– 1 kg de batata
– 1 lata de natas
– 1 colher de farinha de trigo
– ½ chávena de leite
– 2 colheres de manteiga
– 250 g de mozarela
– Orégãos e sal

Preparação:

Comecemos pelas batatas: descasque-as, corte-as em rodelas muito finas e coloque ao lume para cozinhar com um bocado de óleo e sal.
Tire da panela e reserve.
Numa frigideira, coloque a manteiga e os orégãos. Pegue numa assadeira e unte-a toda com manteiga. Ponha as batatas cuidadosamente, tapando tudo. Adicione uma fina camada de mozarela e complete com mais batatas por cima.
Pegue a manteiga derretida e verta na assadeira. Numa panela, cozinhe durante alguns minutos as natas, a farinha, o leite e o sal.
Tire só quando a mistura ficar mais grossa.
Assim que estiver pronto, cubra a assadeira com a massa e ponha um pouco mais de mozarela para assegurar o gratinado.
Coloque no forno e ao tirar utilize luvas – afinal, a batata está em alta temperatura!
Sirva, decorando com ervas a gosto.

Quer mais pratos que rimem com inverno? Convido-o a ler atentamente esta receita de bolachas de amendoins e, já agora, destes bolinhos com canela!


Related Posts

Puré de batata-doce

Puré de batata-doce

Acha que a salada é o único acompanhamento saudável? Está na hora de conhecer esta receita de puré de batata-doce! Sim, é verdade que já preparei e partilhei por aqui um puré de batata normal… Mas desde que descobri esta receita de puré de batata-doce […]

Receita deliciosa de puré de batata caseiro

Receita deliciosa de puré de batata caseiro

Não me chame convencido, mas acho que esta é mesmo a melhor receita de puré de batata caseiro! Por vezes, os pratos mais simples são aqueles que dão mais prazer em preparar… e em saborear! Olhe o caso do puré de batata! Não, não quero […]